Anúncio de venda: dicas de como criar um anúncio de sucesso

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já percebeu como o mercado brasileiro está cada vez mais competitivo? 

De acordo com dados do PayPal e da BigDataCorp, só em 2021, o número de lojas online cresceu 22,05%, chegando ao impressionante número de 1,59 milhão em todo o território brasileiro.

De acordo com o relatório, 789 novas lojas online foram criadas por dia no Brasil!

Por isso, é seguro dizer que, hoje, para se destacar, você precisa de mais do que apenas um produto interessante, ou uma oferta irresistível, você precisa saber comunicar os seus diferenciais – e um anúncio de venda serve exatamente para isso.

Quer saber como fazer um anúncio de venda atraente, que realmente chame a atenção de seus possíveis clientes em meio a um cenário tão competitivo? Este artigo tem algumas dicas.

Confira agora! 

Afinal, o que é um anúncio de venda?

Um anúncio de venda pode ser definido como uma comunicação comercial. Seu intuito é mostrar as qualidades de seu produto ou serviço, trazendo um valor para seus clientes e compradores em potencial. 

Anúncios de venda podem ser veiculados na forma física, com outdoors, panfletos e outros meios tradicionais; ou em sua forma digital, dentro de plataformas de redes sociais e outros posicionamentos mais modernos e que se provam mais eficientes na captação da atenção do público. 

Um anúncio de venda pode ter inúmeros objetivos, tais como gerar reconhecimento de marca, impulsionar a venda de determinado produto, comunicar promoções sazonais ou apenas sedimentar a imagem da empresa entre o público geral. 

Atualmente, empresas de todos os ramos utilizam-se destes anúncios! 

Leia também: Crescimento de vendas: acelere o crescimento da sua empresa 

Dicas de como fazer um anúncio de venda

Um anúncio de venda não é um recurso novo, como você bem sabe. 

Na verdade, o ato de anunciar remonta desde a antiguidade – com os papiros egípcios, por exemplo – e os primeiros registros da publicidade moderna podem ser observados desde o século XVII, com a invenção da prensa mecânica. 

Apesar disso, a publicidade nunca foi tão prevalente quanto na sociedade de hoje. E , por mais que esta possa ser uma boa notícia para empresas – afinal, os meios para fazer um anúncio de venda são mais acessíveis atualmente – tal realidade dessensibiliza os consumidores.

Sendo assim, qual a solução para comunicar seus produtos de forma eficiente? Um anúncio de venda de qualidade.

Nos próximos tópicos, falaremos sobre como colocar esta estratégia em prática e começar a anunciar as soluções da sua empresa de forma eficiente no digital. 

Você também pode gostar de: Como estipular metas de vendas de forma eficiente em 4 passos 

Como fazer um anúncio de venda

1. Planejamento

Assim como toda ação estratégica para sua empresa, anunciar na internet precisa de planejamento. 

Afinal, por mais que o volume de investimento inicial para rodar um anúncio no meio digital possa ser menor, ele ainda precisa ser usado com inteligência para que possa fazer a diferença.

Por isso, planeje bem os canais que serão utilizados, aprofunde o conhecimento sobre o seu público-alvo e tenha claros objetivos que possam ser mapeados após a veiculação de cada anúncio. 

2. Texto atraente

Nós vivemos na era das imagens, mas isso não quer dizer que o texto deve estar em segundo plano.

Procure tomar cuidado com a colocação das frases de seu anúncio e, além disso, também tente utilizar o tom de voz certo para o seu público-alvo. 

Esses são cuidados essenciais para garantir que o seu anúncio não seja apenas mais um no mar da publicidade atual… 

3. Call-to-Action

Você já ouviu falar sobre a Call-to-Action, ou CTA? Ela nada mais é do que uma chamada para ação que mostra ao seu cliente o que ele deve fazer após ler um anúncio. Algumas CTAs comuns são “Clique Aqui”, “Compre Agora”, “Saiba Mais”. 

Nesse quesito, conhecer o seu cliente realmente pode fazer diferença: um estudo da Hubspot mostra que CTAs personalizadas geram até 202% mais cliques do que as chamadas genéricas. 

Leia este outro artigo: Como vender pela internet? Veja dicas e comece agora mesmo! 

4. Imagens certas

É impossível falar de anunciar na internet sem mencionar o poder das imagens. 

Sempre que for escolher imagens para ilustrar os seus anúncios, opte pela qualidade e representatividade das peças. Preocupe-se em escolher imagens que realmente transmitam o espírito da sua empresa. 

5. Relevância

Mesmo que o seu anúncio seja incrível e convincente, ele pode passar despercebido se não for relevante para o consumidor naquele momento. 

Para isso, foque em veicular essas peças em momentos importantes, fazendo uma segmentação de público adequada e com ofertas realmente vantajosas. 

Atenção, interesse, desejo e ação: o método AIDA

O método AIDA coloca o consumidor como o protagonista da sua estratégia de anúncios, levando em consideração os seus interesses e necessidades para potencializar o resultado de anúncios. 

Este é um método especialmente eficiente para tirar clientes indecisos de cima do muro. Conheça um pouco mais sobre o método agora: 

Atenção

Mais do que apenas mostrar o seu produto, o seu anúncio deve focar em ser uma interrupção criativa, que realmente funcione para captar a atenção de seu público e faça-o parar o que está fazendo. 

Interesse

É importante mostrar todos os pontos pelos quais o seu produto se destaca, despertando o interesse do consumidor. Nessa fase, uma série de gatilhos mentais podem ser usados, tais como a prova social. 

Leia também: O que é preciso para abrir uma loja online? Descubra 5 dicas

Método AIDA

Desejo 

Para despertar o desejo também podem ser usados gatilhos mentais, tais como o da escassez. Ele mostra que o seu produto é exclusivo e, ao demorar para tomar uma decisão de compra, o cliente pode correr o risco de perder a oportunidade. 

Ação

Por fim, a ação é quando, finalmente, o seu cliente interage de alguma forma com o anúncio e completa uma tarefa.

Lembre-se: a ação não necessariamente é uma compra. Ela pode ser, por exemplo, a decisão de assinar uma newsletter, preencher um formulário, assistir a um vídeo. 

Tudo isso contribui para que este cliente entre em seu funil de vendas e possa continuar recebendo comunicações que o levarão, eventualmente, à compra. 

Descubra como a loja virtual RP pode te ajudar a alcançar o sucesso!

Conclusão: qual é a importância de um anúncio de venda para um e-commerce?

Atualmente, uma empresa que está na internet, mas não faz anúncios, corre o sério risco de passar despercebida.

Isso acontece porque, com a digitalização das companhias, o cenário do segmento de e-commerces e lojas virtuais está cada vez mais competitivo, demandando soluções mais criativas e estratégicas.

Se você quer aprofundar os seus conhecimentos sobre gerenciamento de lojas online, visite o blog da RP Commerce. Temos muitos conteúdos sobre o assunto! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *