Black Friday Brasil: guia completo para a Black Friday 2021

Tempo de leitura: 12 minutos

Importada dos Estados Unidos, a Black Friday Brasil acontece toda última sexta-feira de novembro. 

Hoje, esta é uma das datas comerciais mais importantes para o comércio nacional, superando o faturamento de datas super importantes, como o Dia das Mães, Dia dos Pais e até mesmo do Natal. 

Lojistas começam a preparação para o evento com meses de antecedência, tudo para garantir que suas operações estão prontas para receber o grande fluxo de compradores que estão dispostos a fazer negócio durante o período.

Será que o seu negócio está preparado para ser lucrativo durante a Black Friday Brasil deste ano? 

Para te ajudar a descobrir, preparamos este artigo com todas as principais dúvidas acerca do assunto. Aqui, você vai descobrir o que é a Black Friday, quando ela acontece, como ela funciona e qual a importância dela para o seu comércio on-line. 

Vamos aprender mais sobre essa data tão importante para o comércio brasileiros e mundial?  

Se prepare para alavancar as vendas na Black Friday 2021. Crie a sua loja on-line em apenas alguns passos, com a RP Commerce!

O que é Black Friday?

A Black Friday é uma data comercial que surgiu nos Estados Unidos, em meados do século XX. Ela marca o início das compras natalinas e acontece toda última sexta-feira do mês, após a comemoração do Dia de Ação de Graças.

Durante a Black Friday, consumidores dirigem-se às lojas para adquirir produtos por preços muito menores do que os praticados durante o resto do ano. 

A tradição começou fora do on-line, é claro, quando a maioria das pessoas faziam filas em suas lojas preferidas para garantir que iriam aproveitar os melhores preços. 

Apesar disso, hoje, a história é outra: grande parte das compras acontece no digital. Em 2020, a data gerou um faturamento de R$ 4 bilhões para os e-commerces, um número 16% maior do que o registrado no ano anterior, de acordo com dados da Ebit|Nielsen. 

Quando a Black Friday foi criada?

Não existe uma data exata para a criação da Black Friday, mas sabe-se que ela foi instituída em meados do século XX e, ao longo dos anos, se estabeleceu como uma das maiores datas comerciais nos Estados Unidos. 

Ela é realizada no dia seguinte ao feriado estadunidense de Ação de Graças e, para muitos, marca o período de compras que antecede o Natal. 

No Brasil, a primeira Black Friday aconteceu no dia 28 de novembro de 2010, com a adesão tímida de lojas on-line, em sua maioria. Na ocasião, o faturamento chegou a R$ 3 milhões. 

Já no ano seguinte, enxergando o tamanho potencial dessa data comemorativa, o investimento na Black Friday Brasil foi significativamente maior, assim como o faturamento: lojas participantes lucraram R$ 100 milhões durante o período. 

Hoje, a data é muito maior e engloba mais setores comerciais para além do varejo. Mesmo durante o ano de 2020, marcado pela crise econômica e sanitária, o faturamento da Black Friday aumentou 31% em relação ao ano anterior – contando também as lojas físicas. 

Tal cenário deixa lojistas otimistas para o sucesso da ação comercial daqui para frente! 

Quando a Black Friday brasil foi criada?

Quando acontece a Black Friday?

A Black Friday acontece, oficialmente, na última sexta-feira do mês de novembro, todos os anos. 

Apesar da data estar relacionada a um dia específico da semana, lojistas brasileiros costumam antecipar alguns descontos durante a semana que antecede a Black Friday, dando mais oportunidade para compradores efetuarem suas transações. 

Na hora de decidir quando a Black Friday da sua empresa deve começar, é importante estar bem informado. Cada negócio, é claro, aplica a estratégia que lhe é mais lucrativa. 

Vale a pena efetuar um estudo de concorrência para entender o que o mercado adota como boa prática, a fim de responder às tendências adequadamente. 

É importante frisar, no entanto, que, ainda que a sua empresa tenha descontos durante toda a semana, os consumidores esperam alguma oferta mais significativa durante a sexta-feira. 

Aproveite-se dessa expectativa e prepare uma surpresa arrasadora para aumentar as conversões!

Como funciona a Black Friday?

A Black Friday tem o intuito de trazer uma grande variedade e quantidade de ofertas ao longo das 24 horas da sexta-feira, influenciando o desejo de compra dos consumidores e brincando com o senso de urgência. 

Por isso, muitas empresas usam recursos como cronômetros e contagens regressivas, seja em suas lojas físicas, ou e-commerces, criando uma grande antecipação para as ofertas que serão lançadas. 

Devido ao seu tamanho sucesso, muitas empresas prolongam as ofertas de Black Friday para além do período que compreende a sexta-feira. Essas ofertas podem, por exemplo, começar já no início do mês, ou da semana, e estender-se por quanto tempo for necessário. 

Muitos consumidores utilizam sites que mapeiam e acompanham preços, a fim de garantir que as ofertas da Black Friday são realmente vantajosas. 

Isso acontece porque, principalmente nos primeiros anos em que a data foi comemorada no Brasil, existiam muitos debates sobre a autenticidade das ofertas, já que algumas empresas costumavam aumentar os preços nas semanas que antecedem a data, apenas para voltar às quantias normais durante a Black Friday. 

Essa é uma prática muito mal vista entre consumidores e pode impactar severamente a reputação de uma empresa não só durante a Black Friday, mas permanentemente. 

Perguntas frequentes sobre a Black Friday

Ainda que esta seja uma data já estabelecida no calendário comercial do Brasil desde 2010, é comum que ainda existam dúvidas acerca do tema. Para te ajudar a sanar algumas delas, elencamos os principais questionamentos sobre a Black Friday Brasil nos tópicos a seguir. Confira!  

Até quando vai a Black Friday 2021?

A Black Friday 2021 começa no dia 26 de novembro, mas o tempo para a suspensão das ofertas é decidido por cada loja. 

Como explicamos alguns tópicos acima, cada loja pode decidir até quando prolongar as ofertas de Black Friday. 

Enquanto algumas empresas antecipam as ofertas em até um mês antes da data principal, algumas guardam as principais promoções para a última semana de novembro, ou apenas no dia da própria Black Friday mesmo. 

Se você está procurando comprar algo específico, o ideal é monitorar a oscilação dos preços por meio de sites especializados nessa função. 

Ate quando vai a Black Friday 2021 brasil

Qual é o melhor horário para comprar na Black Friday?

Muitas empresas guardam as suas melhores ofertas para a madrugada de quinta-feira para a sexta-feira, inaugurando o dia de ofertas logo à meia noite. 

Mas, é importante lembrar que esta não é uma regra. Cada loja aplica ofertas da maneira que achar mais conveniente e, se você quer aproveitar as ofertas mais vantajosas, é bom ter atenção redobrada durante a semana que antecede a data. 

Como evitar fraudes na Black Friday?

A melhor maneira de evitar fraudes na Black Friday é monitorar preços, ler os comentários de outros clientes sobre o produto, comprar apenas de sites reconhecidos e usar cartões virtuais. 

A Black Friday Brasil é uma época muito vantajosa para consumidores e comerciantes, mas também para golpistas. 

Aproveitando-se dos preços menores, muitas pessoas mal intencionadas elaboram golpes que podem ir desde o pagamento de boletos falsos, até o recolhimento de informações sensíveis. 

Por isso, se o preço de determinado produto está bom demais para ser verdade, desconfie. Além disso, sempre cheque a autenticidade do site no qual está comprando e nunca digite suas informações de pagamento em plataformas que você suspeita da idoneidade. 

Cuidado também com os e-mails promocionais. Nunca clique em links suspeitos! Uma boa dica para evitar cair em golpes durante a Black Friday é visitar sites que elencam as opiniões de outros consumidores, como o Reclame Aqui, por exemplo. 

Quais os produtos mais vendidos na Black Friday?

A categoria de produtos mais vendidos pode variar de ano para ano, ,as diversas pesquisas de mercado apontam para smartphones, televisões, eletroportáteis e produtos de informática como os mais vendidos da data. 

Eletrodomésticos e artigos de vestuário também são muito procurados, batendo recordes de vendas durante a Black Friday. 

Em 2020, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que  roupas e calçados representavam, respectivamente, 41,8% e 30,9% das intenções de aquisição durante a época. 

A pesquisa foi conduzida em 27 capitais brasileiras, com homens e mulheres maiores de 18 anos de todas as classes sociais. 

As lojas on-line também se mostraram como as preferidas da maioria (83,2%) dos entrevistados. O gasto planejado médio ficou por volta de R$ 918, com a intenção de compra de três produtos ou menos. Tamanha quantia é fruto de uma economia que durou o ano inteiro, de acordo com os entrevistados. 

Como deve ser a preparação dos lojistas para a Black Friday?

Dentre os cuidados que lojistas devem ter para se preparar para esse momento estão: contato com os fornecedores, preparação logística, investimento em anúncios e divulgações, preparação do site. 

Vender muito durante um período curto de tempo é um desafio e tanto, mas com o planejamento certo, é possível.

Se você tem uma loja virtual, é possível que deseje certificar-se de que os servidores estão preparados para gerenciar um tráfego maior durante o período, evitando quedas e instabilidades que possam atrapalhar a compra de seus clientes. 

Como deve ser a preparacao dos lojistas para a Black Friday brasil

Além disso, é importante ter bons fornecedores e contar com uma rede logística sólida, garantindo bons preços de frete e um bom tempo de entrega. 

Lembre-se que a Black Friday é mais do que uma oportunidade para aumentar  as vendas, mas também uma ótima maneira de trazer novos consumidores para sua loja e nutrir um relacionamento duradouro com eles. 

Sendo assim, causar uma boa impressão durante a Black Friday pode ser o impulso certo para ter clientes fiéis durante todo o ano. 

Importância de ter um comércio on-line na Black Friday

Não é nenhuma novidade que o e-commerce brasileiro floresceu durante os últimos anos. Dados do índice MCC-ENET mostram que, no mês de dezembro de 2020 houve uma alta de 55,74% no faturamento das lojas virtuais, em relação ao ano anterior. 

Além disso, dados da Neotrust mostram que o e-commerce brasileiro chegou a registrar 300 milhões de pedidos em 2020, com um faturamento total de R$ 126 bilhões. Do total de compradores, 47% estavam comprando na internet pela primeira vez! 

Sendo assim, percebe-se o quão lucrativo é ter um e-commerce, principalmente durante uma data comercial tão importante, pode ser. Empresas que têm lojas on-line estabelecidas, seguras e estáveis, têm mais chances de conquistar a confiança do público e gerar mais vendas durante o período. 

Confira como a RP Commerce pode te ajudar a vender mais na Black Friday

A RP Commerce é uma empresa com experiência no mercado de criação de e-commerces. Com os nossos serviços, você pode colocar a sua loja on-line no ar com apenas alguns cliques, tendo uma solução rápida, fácil e completamente segura para vender na internet. 

Além disso, nossa plataforma também oferece integração com os principais parceiros do mercado, desde a logística, até o pagamento. Dessa maneira, você poderá oferecer a melhor experiência para seus consumidores o ano todo, não apenas na Black Friday! 

A loja RP Commerce é fácil de configurar, tem design responsivo, é rápida e fácil de navegar. Ofereça a melhor experiência de compra para os seus clientes. Não está convencido? Você pode testar a nossa plataforma gratuitamente por 7 dias. 

Crie sua loja on-line com a RP Commerce e se prepare para alavancar as vendas na Black Friday 2021!

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Conclusão 

Criada nos Estados Unidos, ainda no século XX, a Black Friday tornou-se uma das principais datas comerciais da atualidade. Atraindo milhões de compradores, todos os anos, não demorou até que os lojistas brasileiros adotassem a estratégia de vendas no país.

A primeira edição da Black Friday Brasil aconteceu em 2010, timidamente. Desde então, já foram movimentados bilhões de reais em compras durante a data, fazendo desta um momento comercial mais lucrativo que o Dia das Mães e o Natal, sobretudo para o e-commerce. 

Sua empresa está preparada para aproveitar todo o potencial que a Black Friday tem a oferecer? 

Ter um site responsivo, rápido e fácil de usar é o primeiro passo para fazer da Black Friday Brasil o momento mais lucrativo para sua companhia. 

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