Como abrir uma livraria on-line? Documentos e passo a passo

Tempo de leitura: 6 minutos

A popularização das compras pela internet mudou a forma como consumimos diversos produtos e, dentre eles, estão os livros. 

Se outrora ir até a livraria e ter a experiência de folhear um título antes de comprá-lo era essencial, hoje, as pessoas trocaram a experiência sensorial pelas facilidades de se acessar qualquer título do conforto de sua própria casa. 

Isso abriu um mar de oportunidades para empreendedores que buscam diversificar os seus negócios, ou mergulhar em um segmento completamente diferente. Você já pensou em como abrir uma livraria on-line pode ser lucrativo? 

Neste artigo, te mostraremos o passo a passo de como abrir uma livraria on-line, quais as documentações necessárias para este processo e mais. Confira! 

Como encontrar fornecedores para uma livraria virtual

Empreendedores sabem bem da importância dos fornecedores para o sucesso de vendas de uma loja virtual. Sem esses parceiros comerciais, a sua livraria corre o risco de estar com constantes desfalques no estoque, ou pode ser obrigada a vender produtos por preços pouco competitivos. 

Para escolher seus fornecedores com inteligência, é preciso ter em mente que certos livros podem ter uma demanda maior do que outros. Esse levantamento deve ser feito levando-se em consideração, por exemplo, o seu público-alvo. 

Faça uma pesquisa de mercado extensa sobre os fornecedores disponíveis em sua área e, além disso, mantenha uma relação próxima com eles. Isso pode fazer toda diferença na comunicação entre sua empresa e esse parceiro tão importante. 

Como abrir uma livraria on-line?

Se você está procurando como abrir uma livraria on-line, acompanhe os tópicos abaixo. Elencamos alguns dos principais passos envolvidos neste processo. Esperamos que essas informações possam ser úteis! 

1 – Defina o modelo de negócio da sua livraria virtual

É importante notar que o mercado das livrarias on-line é bastante competitivo. Sendo assim, em vez de tentar competir com as grandes corporações que já dominam o segmento, procure tomar uma decisão estratégica e focar em um nicho específico de produtos. 

Isso não só diminui a concorrência direta, mas também faz com que a sua comunicação possa ser mais direta e assertiva, chegando às mentes e corações de seu público. 

Procure manter-se longe dos best-sellers e livros muito populares. Em vez disso, estude o seu público-alvo e o mercado como um todo para decidir qual o nicho mais adequado para a sua livraria on-line. 

Como abrir uma livraria virtual

2 – Defina a plataforma para sua livraria on-line

Tão importante quanto os livros que você venderá é a forma como eles serão vendidos. Se a sua plataforma on-line for instável, difícil de usar, ou passar pouca confiança para os consumidores, eles dificilmente visitarão o seu site de novo.

Para decidir qual a melhor plataforma para sua livraria online faça uma pesquisa de mercado criteriosa, comparando as opiniões de outros usuários, recursos disponíveis e integrações.

A plataforma deve proporcionar a tecnologia adequada para ajudar o seu negócio a crescer! 

3 – Faça a divulgação da sua livraria virtual

A divulgação é a alma de quase todo negócio, e com as livrarias não é diferente.  Porque esse é um mercado extremamente competitivo Você precisará de esforços relevantes para fazer o nome da sua empresa ser reconhecido.

Uma das opções é utilizar as redes sociais ao seu favor. Crie conteúdos relevantes para o seu público-alvo e promova interação. Nesse sentido, você também pode usar as ferramentas de campanhas para impulsionar o seu crescimento.

Também não podemos esquecer da importância do  posicionamento orgânico do seu site.  Invista em descrições de produtos que atendam a comportamentos de busca e crie conteúdos utilizando ferramentas como o blog. 

Você também pode usar as ferramentas de anúncios disponíveis no Google e Facebook.  temos um artigo sobre o assunto. Leia agora: Publicidade, Facebook ou Google Ads. Qual usar?

Quanto custa para abrir uma livraria virtual?

Os custos para abrir uma livraria virtual são significativamente menores do que os custos relacionados à abertura de uma loja física. Ainda assim, o investimento pode variar de acordo com a complexidade da sua loja.

De qualquer maneira, é importante lembrar que os custos se dividem em duas principais categorias:  fixos e variáveis. 

Dentre os custos fixos estão, por exemplo, o pagamento de salários e serviços recorrentes.  pagamento da plataforma de e-commerce e os custos para manter um estoque também entram nessa categoria.

Enquanto isso, os custos variáveis podem ser diferentes a cada mês. Um bom exemplo de custo variável é o investimento em campanhas de divulgação  em diferentes plataformas. 

Como fazer  para abrir uma livraria evangélica?

Em termos práticos, abrir uma livraria evangélica não se difere de qualquer outro tipo de empreendimento do segmento. A grande diferença está no nicho atendido. 

O público-alvo para livrarias evangélicas é bem específico e, por isso, você precisará encontrar fornecedores especializados, assim como entender como comunicar-se da melhor maneira possível com seus clientes. 

Quais documentos são necessários para abrir uma livraria on-line?

Esses são os documentos necessários para abrir uma livraria on-line:

  • CNPJ;
  • Registro na junta comercial do seu estado
  • Alvará de funcionamento junto a prefeitura do seu município;
  • Registro de razão social, nome fantasia e patente de marca;
  • Contrato social.

Antes de abrir uma loja virtual, é aconselhável que você verifique a disponibilidade da marca pretendida no portal do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Feito isso, você pode então registrar o nome de sua empresa. 

Também é importante que você busque o auxílio de um contador profissional para enquadrar a sua empresa no regime tributário mais adequado e vantajoso, minimizando a chance de problemas legais relacionados à tributação fiscal. 

Fornecedores de uma livraria online

Conclusão

Abrir uma uma livraria on-line pode ser muito vantajoso, visto que o mercado de e-commerces cresce a cada ano. Para ter um negócio lucrativo, no entanto, você precisará tomar alguns passos, como criar um modelo de negócios, definir a melhor plataforma para seu site e fazer a divulgação da sua nova marca. 

Se precisar de ajuda, pode contar com a RP Commerce! Nós já ajudamos centenas de empresas a fazerem uma loja virtual segura e fácil de usar completamente do zero. Visite nosso site agora e confira os nossos planos! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *