Como abrir uma loja de roupas femininas: veja dicas essenciais

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Roupas femininas sempre foram um segmento de mercado lucrativo, tanto para lojas mais populares, quanto para aquelas focadas em serviços de luxo.  

E é por isso que tantos empreendedores do ramo têxtil veem nas lojas de roupas femininas uma grande oportunidade de negócio. 

Você é um desses empreendedores? Se você já pensou em abrir uma loja do tipo, ou está ativamente pesquisando sobre como abrir uma loja de roupas femininas, este artigo tem algumas dicas que podem te ajudar. 

Nos próximos tópicos, falaremos sobre o mercado do varejo de roupas no Brasil, as vantagens de se ter uma loja on-line e ainda daremos o passo a passo para te ajudar a tirar o projeto do papel. Vamos começar? 

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Por que investir em uma loja de roupas femininas?

De acordo com dados divulgados pelo Empresômetro, célebre empresa de consultoria em inteligência de mercado, o segmento têxtil cresceu 8,14% apenas nos primeiros seis meses de 2019, em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

No total, foram 72 mil novas empresas que iniciaram suas atividades durante o período analisado. 

E, de acordo com especialistas da área, esse não é um segmento que dá sinais de desaceleração, principalmente quando observamos o papel das lojas on-line e e-commerces. 

Um estudo publicado pela Conversion, mostra que a categoria de moda gerou 1,51 bilhão de acessos em e-commerces no ano de 2020, crescendo 52% em relação ao período anterior. 

Como é o mercado de lojas de roupas femininas no Brasil?

O mercado de moda no Brasil merece destaque internacional. Contando com mais de 160 mil pontos de venda e movimentando, aproximadamente, R$ 200 bilhões ao ano, o mercado brasileiro figura entre as potências mundiais como o quinto maior do mundo, de acordo com levantamento do Instituto de Estudos de Marketing Industrial (IEMI).  

Loja de roupa feminina on-line ou física?

Loja de roupa feminina on-line ou fisica

Se você está procurando informações sobre como abrir uma loja de roupas femininas, é possível que precise decidir entre abrir um empreendimento físico, ou investir no on-line. 

A verdade é que ambos os modelos têm as suas vantagens e optar por um, ou outro, vai depender de uma série de fatores, tais como seu orçamento e seus objetivos de marca em longo prazo. 

No tópico a seguir falaremos mais sobre as vantagens de se abrir uma loja de roupas femininas on-line, já que e-commerces e lojas virtuais são a nossa especialidade. 

Vantagens de abrir uma loja de roupas femininas on-line

Para começar, precisamos falar sobre os custos. Abrir uma loja de roupas femininas on-line requer um investimento significativamente menor do que o necessário para se tirar uma loja física do papel. 

Aluguel, salários, contas de água, luz e internet. Esses são apenas alguns dos gastos que você eliminará ao escolher uma loja virtual para sua marca de roupas femininas. 

Além disso, ter uma loja on-line permite que suas clientes entrem e comprem a qualquer momento, do conforto de suas casas. Com um e-commerce, sua loja também não ficará limitada aos limites geográficos, podendo atender pessoas de todo o Brasil com eficiência. 

Quanto custa abrir uma loja de roupas femininas on-line?

Assim como todo empreendimento, abrir uma loja de roupas femininas na internet não é um projeto que tenha um custo fixo. O preço final de seu empreendimento será determinado por questões como valor de seu estoque, plano de hospedagem escolhido para seu site e o valor do investimento em marketing, por exemplo. 

Mas, para dar um exemplo prático, podemos usar um dos planos oferecidos pela RP Commerce, onde você pode começar com R$ 49,90 por mês, tendo acesso a diversas funcionalidades que vão ajudar a alavancar a sua loja. 

Como abrir uma loja de roupas femininas on-line?

Agora que você já conhece um pouco sobre o mercado da moda feminina, que tal falarmos, em termos práticos, sobre como abrir uma loja de roupas femininas on-line? Confira as dicas que preparamos: 

Defina seu público

Mantenha em mente qual o seu público-alvo e planeje toda a comunicação de sua marca, desde o layout do site, até os anúncios, para maximizar a identificação de seus clientes com a sua proposta. Esse é um cuidado essencial para todas as marcas que desejam ter lojas on-line bem-sucedidas.

Faça um plano de negócio

Dirigir uma empresa é muito parecido com dirigir um carro, ou qualquer outro veículo: se você planeja um roteiro pré-determinado, é possível chegar ao destino muito mais rápido. 

E quando falamos de empresas, esse roteiro é o plano de negócios. Estude minuciosamente quais serão seus principais gastos e quem serão seus fornecedores e parceiros de logística. Dessa forma, você poderá entender se o seu projeto é economicamente viável, ou não.  

Estude os concorrentes

O mercado da moda é cheio de concorrentes, mas isso não deve te intimidar. Estude o que eles fazem, como se comunicam e qual a sua proposta de valor no mercado. 

Esse cuidado ajudará a sua empresa a ser mais competitiva e preencher lacunas do segmento. 

Atente-se a legislação e burocracias

Existem muitas regras envolvidas na criação de uma empresa, não importa se as suas operações são físicas ou on-line. Sendo assim, estude sobre as legislações de sua cidade, ou estado, e garanta que a sua companhia esteja dentro dos conformes a fim de evitar problemas legais no futuro. 

Escolha um servidor

Escolher um servidor é um passo muito importante, afinal, é ele que vai ajudar a manter o seu site funcionando continuamente e garantindo uma boa experiência para seus visitantes. 

Pesquise bastante sobre as opiniões de outros donos de e-commerce e faça a decisão mais acertada para suas necessidades. 

Defina uma plataforma

A escolha da plataforma também é essencial. É ela que criará a interface que seus clientes vão utilizar, sendo assim, a empresa precisa oferecer soluções tecnológicas e funcionais. Pesquise bastante sobre a melhor opção para sua companhia! 

Cadastre os produtos

O cadastro dos produtos deve ser feito de forma sistemática e organizada. Isso ajudará a manter a organização de seu estoque, agilizando as vendas e os processos de envio, além de evitar perdas e prejuízos. 

Defina as formas de pagamento

Procure oferecer variedade de formas de pagamento, essa é uma característica valorizada pelos clientes e pode contribuir para o aumento das suas taxas de conversão. 

Estabeleça um plano de logística

Um plano de logística evitará que a sua loja atrase entregas, ou entregue produtos errados. Ele é importante porque erros como esse podem acabar com a confiança de seus clientes no serviço prestado pela sua empresa e devem ser evitados a qualquer custo. 

Divulgue sua loja de roupas feminina

A divulgação pode até ser o último item dessa lista, mas está longe de ser o menos importante. Fazer a sua marca ser reconhecida é um esforço contínuo e que precisa de aperfeiçoamento diário. Estude seu público para entender quais plataformas e formatos devem ser usados na divulgação. 

Preparado para tirar a sua empresa do papel? Conte com a RP Commerce para trazer as soluções de tecnologia mais avançadas para o seu e-commerce. 

Já ajudamos centenas de empresas a digitalizar seus negócios e aumentarem suas vendas.Quer que que o seu empreendimento seja o próximo?  Comece a criar a sua loja on-line agora!

Conclusão 

Estudos mostram que o segmento de moda brasileiro é um dos mais movimentados do mundo – foram 1,51 bilhão de acessos apenas em 2020! – e mostra sinais de crescimento, sobretudo quando analisamos as lojas on-line. 

Por isso, muitos empreendedores querem saber como abrir uma loja de roupas femininas, um setor especialmente lucrativo dentro desse mercado. 

Existem, no entanto, alguns cuidados que precisam ser tomados nesse processo, sendo a escolha de uma boa plataforma de hospedagem um dos mais importantes para aumentar as chances de sucesso.  

Gostou de aprender mais sobre como abrir uma loja de roupas femininas? Nosso blog tem muitos outros conteúdos sobre empreender no mundo digital. Continue acompanhando para manter-se por dentro de todas as tendências. 

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