Tempo de leitura: 6 minutos
A internet encurtou distâncias entre familiares, amigos e, talvez ainda mais importante, entre empresas e seus clientes.
Hoje, com a crescente digitalização das nossas rotinas, cada vez mais pessoas estão dispostas a comprar pela internet, um método prático, rápido e seguro de realizar transações.
Essa é uma tendência que pode ser observada em números: apenas em 2020, 13 milhões de brasileiros realizaram a sua primeira compra em lojas on-line.
Os dados são de uma pesquisa promovida pela Webshoppers 43, em parceria com a Ebit/Nielsen e o Bexs Banco.
Sendo assim, podemos perceber que vivemos um momento propício para investir na digitalização de comércios de todo o tipo. Se você quer saber como abrir uma loja on-line de sucesso, as 11 dicas deste artigo podem ajudar. Confira!
Comece a criar a sua loja on-line agora!
Você procura uma plataforma segura e funcional para sua loja on-line? Saiba que a RP Commerce conta com as melhores soluções, e os melhores parceiros do mercado, para ajudar o seu negócio a ser mais lucrativo, alcançando mais clientes.
Para começar a sua jornada no digital conosco, visite nosso site agora e confira todas as funcionalidades que a RP Commerce pode oferecer para sua empresa.
Como abrir uma loja on-line: afinal, por que abrir um e-commerce?
Ter um e-commerce para sua empresa é um passo muito importante na digitalização dos seus negócios, sendo vital para a diminuição de distâncias entre a sua empresa e os seus clientes.
Uma loja virtual é capaz de funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem que você precise se preocupar com contas como luz, água, internet, e até mesmo salário para vendedores. Sendo assim, o investimento em uma loja virtual é bem menor do que o necessário para se criar uma loja física.
Esse baixo investimento também permite que você possa praticar preços mais baixos, gerando ainda mais valor para seus clientes.
O mercado de lojas on-line no Brasil
De acordo com pesquisa publicada pela ABComm, em parceria com a Compre&Confie, lojas on-line têm se expandido vertiginosamente nos últimos anos.
O maior aumento, no entanto, pode ser observado recentemente: o segmento de varejo virtual cresceu 56,8% entre janeiro e agosto de 2020. No total, mais de 135 mil lojas aderiram ao on-line para realizar as suas vendas.
Embora esse tenha sido um processo acelerado pelo distanciamento social e a consequente restrição das lojas físicas, a digitalização do comércio é uma tendência que se consolida ano após ano, há muito tempo, mostrando também uma mudança no comportamento do consumidor.
Informações publicadas pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), mostram que a grande maioria dos consumidores (70%) afirmam que pretendem continuar comprando por meio da internet, mesmo quando o comércio físico voltar às suas operações como de costume.
Como escolher o nicho ideal para montar uma loja virtual?
Encontrar um nicho de mercado lucrativo pode ser um desafio até mesmo para os empreendedores mais experientes.
Lembre-se: tentar atingir o maior número de pessoas possível com a sua comunicação é um erro.
Estude o seu mercado e escolha um nicho de atuação com pessoas realmente interessadas em seu produto. Dessa forma, seu negócio tem o potencial para ser muito mais lucrativo
Alguns aspectos a serem considerados são:
- As características de seus produtos;
- A sua faixa de preço;
- A qualidade e o volume de sua produção;
- Qual o posicionamento da sua marca frente aos concorrentes.
O que é preciso para abrir uma loja on-line?
Muitos têm a impressão de que abrir uma loja on-line é um processo complicado e difícil, mas na prática, a realidade é outra.
O primeiro passo é ter um planejamento sólido (e realista) que ajude na previsão de gastos e no cumprimento de prazos para cada etapa.
Depois, é preciso escolher uma plataforma confiável, segura e de fácil usabilidade, tanto para você, quanto para seus clientes.
Também é importante pensar em estratégias para apresentar a sua marca aos clientes que ainda não a conhecem, seja por meio de anúncios, conteúdo em redes sociais, blogs, ou outros veículos de marketing.
Qual o custo para abrir uma loja on-line?
Se você está planejando como abrir uma loja on-line, é possível que a sua primeira preocupação sejam os custos de implementação de tal estratégia.
É importante saber que o preço para se digitalizar o seu negócio pode variar, dependendo de diversos fatores, tais como a complexidade da sua venda, o tamanho de sua operação e, claro, das taxas praticadas pela empresa responsável pela criação do site.
Pesquise bastante sobre funcionalidades e preços antes de fechar negócio, lembrando sempre que, nem sempre a opção mais barata é a que fornece mais segurança, usabilidade e custo-benefício.
Como abrir uma loja on-line: 11 dicas de como começar

Preparado para saber como abrir uma loja on-line? Essas 11 dicas podem te ajudar, confira:
1. Tenha um sólido planejamento de gastos e de logística;
2. Registre o seu domínio de acordo com o nome de sua empresa;
3. Escolha um servidor seguro e confiável;
4. Analise a estrutura da plataforma escolhida para seu site;
5. Sempre preocupe-se com a tecnologia e a segurança;
6. O layout também é importante para a experiência do usuário;
7. Faça o cadastro adequado de produtos;
8. Escolhas quais formas de pagamento estarão disponíveis;
9. Pense na embalagem e em como encantar seus clientes;
10. Preocupe-se com a logística e os prazos de entrega;
11. Divulgue a sua loja em diferentes meios.
Como a RP Commerce pode te ajudar?
Com planos variados e uma solução estruturada para dar mais segurança às suas transações, a RP Commerce pode ajudar você a digitalizar o seu negócio, não importa o tamanho de sua empresa ou seu segmento de atuação.
Nossa plataforma conta com recursos de integração com as principais ferramentas do mercado, tudo para ajudar o seu negócio a ser mais lucrativo.
Faça como centenas de empresas e teste algum de nossos planos gratuitamente, por sete dias. Comece a criar a sua loja on-line agora!
Conclusão
Nos últimos anos, o mercado deu uma guinada forte rumo à digitalização, com mais consumidores conhecendo as vantagens de se comprar pela internet.
Esse cenário abre muitas oportunidades para empresas de todos os segmentos e deixou muitos empreendedores se perguntando: afinal, como abrir uma loja on-line?
A boa notícia é que, com a expansão do mercado, existem hoje diversas opções de plataformas seguras e funcionais, que permitem a criação de e-commerces em apenas alguns passos.
Para se ter uma loja virtual de sucesso, no entanto, é preciso uma boa dose de planejamento e organização, a fim de que todos os passos sejam dados de forma estratégica e contribuam para a rentabilidade do negócio.
Para continuar acompanhando esses e outros conteúdos sobre empreendedorismo digital, lojas virtuais, varejo e mais, continue acompanhando o nosso blog!
Link permanente