Como abrir uma papelaria on-line? Confira 6 dicas para iniciar

Tempo de leitura: 6 minutos

Com o crescente aumento dos escritórios domésticos e popularização do home office, a demanda por artigos de papelaria e organização aumentou muito nos últimos anos, sobretudo nos últimos meses. 

Durante o ano de 2019, o faturamento no setor cresceu em 64% no on-line, de acordo com levantamento promovido pela Rakuten Digital Commerce. 

Um cenário como este faz muitos empreendedores se perguntarem como abrir uma papelaria on-line. Afinal, este é um processo difícil? Custoso? É possível ter lucro vendendo artigos de papelaria pela internet? 

Nós, da RP Commerce, somos especialistas no mundo do varejo on-line e, por isso, vamos responder a essas e outras dúvidas neste artigo. Continue acompanhando a leitura para conferir as 6 dicas essenciais para abrir uma papelaria on-line. 

Por que investir no mercado on-line?

De acordo com o índice MCC-ENET, o e-commerce brasileiro cresceu 73,88%. 

E, em 2021, pesquisas apontam que o ano de 2021 tem tudo para superar essa incrível marca; durante o primeiro trimestre, o mercado apresentou uma alta de 57,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Cada vez mais pessoas encontram nas lojas virtuais uma maneira conveniente, segura e simples de fazer suas compras sem sair de casa. Isso é uma verdade para muitos segmentos do mercado – roupas, eletrônicos, itens de mercado – mas também é uma realidade para o segmento de papelaria. 

Por tudo isso, investir em um negócio on-line é uma estratégia vantajosa para vender mais e dar mais comodidade aos seus clientes.   

Como abrir uma papelaria on-line? Confira 6 dicas

Se você quer saber como abrir uma papelaria on-line, mas ainda está em seus primeiros passos no mundo do varejo virtual, não se preocupe – existem passos seguros e eficientes para garantir que o seu empreendimento comece com o pé direito! 

Veja agora as dicas de como abrir uma papelaria on-line: 

Comece pelo planejamento

Alcançar o sucesso nunca é fácil, mas começar com um bom planejamento te dá mais chances de ter uma papelaria lucrativa. Antes de começar, procure traçar um plano de negócios para sua empresa, com todas as variáveis mais importantes do negócio.

Por exemplo, analise as opções de parceiros logísticos e fornecedores. Faça um estudo de mercado para entender o que seus clientes procuram e como atender a essas necessidades. 

Também não deixe de observar seus concorrentes e entender como a estratégia deles pode ser aprimorada. 

como abrir uma papelaria online dicas

Conheça seu público-alvo

Falando em fazer um estudo de mercado… é importante frisarmos a importância de se conhecer o seu público-alvo antes mesmo de tentar vendê-los qualquer coisa. 

Ao vender pela internet, a sua empresa aumenta – e muito! – a gama de clientes em potencial. Mas isso não quer dizer que você precise tentar falar com todos ao mesmo tempo.

Digamos, por exemplo, que a sua papelaria é mais focada em artistas, ou estudantes, ou profissionais que buscam melhorar o seu escritório doméstico. 

Foque as comunicações no público que mais se alinha ao seu padrão de cliente ideal. Isso fará com que a comunicação seja mais assertiva e, possivelmente, leve à conversões mais rápidas. 

Escolha os produtos com cuidado

Uma vez que o seu público-alvo é delimitado, é importante entender que tipos de produtos podem ter mais demanda, preparando-se de acordo. Nessa fase, é importante realizar uma pesquisa de mercado para saber quais os produtos que mais são comprados pelo seu cliente ideal. 

Se você vai vender para alunos, é possível que os produtos com maior demanda sejam mochilas, estojos, cadernos e canetas. Por outro lado, se você busca atingir os entusiastas de lettering, por exemplo, pode ser que os produtos mais valiosos sejam os livros de rascunho, pincéis e marcadores coloridos. 

O que vale é selecionar de forma correta para garantir que seus investimentos não sejam em vão. 

Busque por bons fornecedores

Ter bons fornecedores é fundamental para o sucesso da sua papelaria on-line. Eles são os responsáveis por oferecer bons preços de compra e variedade de produtos para que a sua empresa, então, possa ter um mix mais interessante para possíveis clientes. 

Além de terem bons preços, eles também precisam ser confiáveis, oferecendo entregas pontuais. Essa é uma das maneiras de evitar que o seu estoque tenha produtos esgotados, ou com preços desatualizados.  

O ideal é diversificar os fornecedores, tendo dois ou três deles para cada produto vendido em sua papelaria virtual. 

Aposte em boas fotos dos produtos

Se você quer saber como abrir uma papelaria on-line já deve entender o importante papel que a estética desempenha no processo de compra. Por isso, não economize na criatividade durante a produção das fotos de seus produtos. 

Uma boa dica é ver o que seus concorrentes estão fazendo nesse sentido, mas não se limite a buscar inspirações apenas dentro do seu segmento. Observe o que outras lojas fazem na hora de fotografar seus produtos e produza as imagens da maneira que achar mais interessante! 

Leia também: Publicidade, Facebook ou Google Ads. Qual usar?

Invista em uma plataforma de e-commerce segura 

Se você vai vender on-line, é importante ter em mente que a confiabilidade do seu site está intimamente atrelada à reputação da sua empresa. Se seus clientes tiverem dificuldades para comprar, ou sentirem que o site não é seguro, dificilmente darão outra chance para sua companhia… 

Por isso, investir em uma plataforma de e-commerce segura e fácil de usar é um cuidado essencial, que pode determinar o sucesso de seu empreendimento. 

Invista em uma plataforma de e-commerce como abrir uma papelaria online

Conclusão

O mercado on-line tem experimentado um momento de franca expansão nos últimos anos e, especialmente, nos últimos meses. De acordo com pesquisas, o e-commerce brasileiro cresceu 57,4% durante o primeiro trimestre de 2021, quando comparamos o mesmo período do ano anterior. 

E, no segmento de papelarias on-line, os números também são animadores. Um estudo da Rakuten Digital Commerce mostra que o crescimento foi de 64% somente neste setor. Não à toa, as papelarias on-line são vistas como uma grande oportunidade para empreendedores! 

Neste artigo, explicamos alguns dos principais passos de como abrir uma papelaria on-line lucrativa. Estudar o mercado, conseguir bons fornecedores e utilizar uma plataforma de e-commerce são apenas alguns dos principais cuidados. 

Neste último, a RP Commerce pode ajudar! Somos especialistas na criação de lojas virtuais do zero e já ajudamos centenas de empreendedores a lucrar mais usando a internet. Visite a loja demonstração da RP Commerce e aproveite sete dias grátis!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *