Como criar uma loja virtual no Facebook? Confira o passo a passo

Tempo de leitura: 7 minutos

Você sabe como criar uma loja virtual no Facebook? Essa é a maior rede social do mundo, atualmente. Em janeiro de 2021, a rede contava com 2,7 bilhões de usuários ativos – ou seja, usuários que utilizam a sua conta regularmente. 

Esses números, que foram divulgados por uma pesquisa da Statista – uma empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores – colocam o Facebook à frente de redes como o YouTube e o Instagram, por exemplo.

Mas, nem só de entretenimento vivem as redes sociais. Muitas pessoas também usam essas plataformas para comprar e vender. Sua empresa está aproveitando todo o potencial dessa ferramenta? 

Se não, não se preocupe. Neste artigo, te ensinaremos o passo a passo de como criar uma loja virtual no Facebook e fazer a sua empresa vender mais usando essa plataforma cheia de potencial. Vamos lá? 

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É mesmo importante ter uma loja virtual no Facebook?

Empresários e gestores sabem muito bem da grande dificuldade que negócios – sobretudo os novos negócios – têm de encontrar novos clientes. 

Ainda que existam muitas alternativas para que seu cliente chegue até você, a concorrência nesses canais também é grande, o que pode dificultar a captação da atenção desses consumidores. 

Sua loja pode se destacar por meio do investimento em anúncios, por exemplo, mas esse é um custo relativamente alto para empresas que estão começando. A alternativa mais lucrativa torna-se, então, investir em conteúdo orgânico. E, nesse quesito, as redes sociais são a melhor plataforma de divulgação. 

Além de ser a rede social mais usada do mundo, o Facebook também permite a criação de uma jornada de compra eficiente para o seu cliente, indo desde o primeiro contato com a sua marca, até a efetuação do pagamento dentro da mesma plataforma sem criar atritos na experiência. 

Como ativar a loja em sua página do Facebook 

Antes de criar a sua loja no Facebook, você precisa fazer com que a sua conta na rede social torne-se uma conta comercial. Você pode fazer isso nas configurações de sua página.

Procure a seção “Modelos e abas” e, em seguida, ative a configuração de loja. 

Como ativar a loja em sua pagina do Facebook 

Então, selecione a opção “Editar”, dentro do menu “Lojas” e escolha o modelo “Compras”. Pronto! A sua loja virtual no Facebook já existe. 

Como criar uma loja virtual no Facebook: o passo a passo

Agora que você já ativou a função de compras em sua loja virtual, é hora de configurar todas as funções da sua página para tornar a experiência de compra de seus seguidores ainda mais incrível. 

Te guiaremos passo a passo no processo de criar uma loja virtual no Facebook. Veja quais são os próximos estágios: 

Passo 01: configure a sua loja no Facebook

Para configurar uma loja no Facebook, você não precisa entender de programação. Basta escolher entre as opções que são dadas pela própria ferramenta. 

Você pode escolher o layout que mais se adequa às necessidades da sua empresa no momento, alterando as configurações sempre que for necessário. 

Nesse estágio, você precisará escolher o método de finalização da sua compra: por mensagem, ou por um site. 

Depois disso, escolha qual a moeda que aceitará nas transações e preencha o campo de descrição da sua loja, para que seus clientes saibam o que você vende. 

Passo 02: adicione os produtos

Durante o cadastro de produtos você precisará informar três principais dados: o nome do produto, o seu preço e uma imagem ilustrativa. Procure pelo “Gerenciador de Comércio”, procure pela aba “Configurações do Negócio”, vá na opção “Catálogos” e, então, no botão “Adicionar Itens”. 

Você pode fazer upload de um único produto, ou cadastrá-los em grupos. 

como criar uma loja virtual no facebook

Passo 03: aguarde a avaliação dos itens

Todo produto que você cadastrar precisa passar por uma análise do Facebook. Esse processo pode ser feito em algumas horas, ou pode demorar alguns dias. 

Pode acontecer de algum produto violar as regras da plataforma e, nesse caso, você precisará atualizar as especificações até que ele seja aceito. Quando a análise for bem sucedida, você receberá uma mensagem em seu e-mail. 

Personalização: como criar uma loja virtual no Facebook com a cara da sua empresa

Fazer com que a sua loja tenha a identidade visual da sua companhia é muito importante, afinal, é por meio dela que os seus clientes conhecerão a sua empresa e terão mais confiança para comprar em sua loja. 

Felizmente, o Facebook conta com recursos ricos para fazer com que a sua loja virtual seja, efetivamente, a sua cara. Dentre as personalizações possíveis estão:

  • Coleções de produtos em destaque;
  • Alteração do tamanho do texto e dos botões de CTA; 
  • Visualização prévia da sua loja virtual.

Recursos disponíveis no Brasil

No Brasil, as lojas virtuais no Facebook têm os seguintes recursos: 

  • Adicionar produtos; 
  • Organizar produtos dentro de catálogos e coleções; 
  • Opções para destacar esses catálogos; 
  • Canais de relacionamento com o cliente; 
  • Relatórios para acompanhamento de dados e métricas. 

Como é feito o pagamento em uma loja virtual no Facebook?

O pagamento pode ser feito diretamente através do Messenger, ou por meio do seu próprio site. É importante notar que, nas duas modalidades, o Facebook não retém nenhuma porcentagem sobre o seu lucro, ou seja, o dinheiro da venda é todo seu. 

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Você sabia que clientes da RP Commerce têm integração completa do seu catálogo com o Facebook? Isso faz com que você economize muito tempo no cadastro de novos produtos, tendo sempre informações atualizadas para mostrar aos seus clientes. 

Ter uma loja atualizada é muito importante, afinal, o consumo nas redes sociais é movido pela novidade. Por isso, se você quer mais visitas à sua loja virtual no Facebook e mais vendas dos seus produtos, conte com a solução de integração da RP Commerce! 

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Conclusão

Mais do que qualquer outra rede social atualmente, o Facebook se destaca por ter a maior quantidade de usuários ativos: são 2,7 bilhões de pessoas que acessam as suas contas regularmente.

E, claro, elas não desejam apenas ter entretenimento. No Facebook, elas também estão propensas a fazer compras e se relacionar com as suas marcas favoritas. Por isso, a sua empresa precisa tirar proveito de todos os recursos que essa plataforma tem a oferecer. 

Neste artigo, te ensinamos como transformar a sua página em uma loja virtual no Facebook, cadastrando produtos e personalizando a sua página. 

Para ter certeza de que sua loja virtual está sempre atualizada, é importante contar com uma integração eficiente entre a sua loja e o seu comércio eletrônico. A RP Commerce pode proporcionar isso!

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