Como fidelizar clientes e vender o ano todo? Confira 5 dicas!

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É possível afirmar que a maneira como as empresas vendem mudou muito nos últimos anos, principalmente com a ascensão do digital. Mas, existe uma preocupação que ainda é a mesma, mesmo com o passar do tempo: como fidelizar clientes. 

Ter uma base fiel de consumidores é o objetivo final de qualquer negócio, afinal, são os clientes que asseguram a viabilidade das operações no negócio em longo prazo, propagando os serviços da empresa de forma orgânica e eficiente. 

Mas, como muitos gestores de empresas descobrem ao longo do tempo, fidelizar clientes não é uma tarefa fácil. Quais são as técnicas mais apropriadas para fazer com que os clientes tornem-se verdadeiros fãs de sua marca? 

Esse é o assunto deste artigo da RP Commerce. Se você tem dúvidas sobre a fidelização de clientes, confira as dicas que preparamos!

Entenda a importância da fidelização de clientes

Muitos empresários e vendedores acham que a relação da marca com seus clientes deve terminar na venda, mas esse é um erro grave. 

Como gestor de empresas, lembre-se: deixar que o cliente perca o contato com a sua marca após uma compra é uma ótima maneira de perder grandes oportunidades de negócio no futuro. 

A fidelização de clientes deve vir como uma das prioridades de seu negócio, sendo uma variável tão importante quanto a venda. A propensão de que um cliente volte a comprar com sua loja, uma vez que tenha sido bem atendido é altíssima.

Dessa maneira, ao fidelizar aquelas pessoas que já compraram com a sua companhia, você economiza no custo de aquisição por cliente. Vamos explicar mais sobre esses detalhes ao longo do artigo. Não deixe de ler!

Vantagens da fidelização de clientes

Afinal, como fidelizar clientes pode trazer benefícios concretos para a sua empresa? Nós podemos dar alguns exemplos…

Marketing boca a boca

Pense na última vez que você comprou um produto, ou contratou um serviço. Qual foi a principal força motivadora para sua compra? Frequentemente, ela é a indicação de um amigo, ou familiar. 

A opinião de pessoas próximas sobre o serviço de uma empresa é muito importante no processo de decisão de compra. Por isso, garantir que seus clientes saem satisfeitos depois de comprar com a sua loja é o primeiro passo para criar uma cultura de fidelização de clientes. 

Negócios contínuos

Essa satisfação também fará com que o seu cliente compre mais vezes em sua loja. Afinal, por que ele se preocuparia em arriscar comprando em uma empresa diferente se a sua companhia oferece vantagens melhores? 

É por isso que a fidelização de clientes é um dos principais recursos para empresas que desejam criar um bom fluxo de vendas em longo prazo. 

Oportunidades de vendas cruzadas (cross selling)

A prática do cross selling pode ser definida de maneiras diferentes por empresas diferentes mas, em sua essência, delimita a venda de produtos adicionais aos clientes que já compraram na sua empresa. 

Por exemplo, digamos que a sua empresa venda artigos esportivos, como halteres e tapetes de yoga, por exemplo. Ao visitar a sua loja, o cliente percebe que também pode comprar roupas voltadas para a prática de esportes e, porque já conhece a sua empresa, resolve efetuar a compra. 

Essa é uma estratégia efetiva para aumentar o volume de vendas sem, necessariamente, alcançar novos clientes. 

Maior economia na aquisição de clientes

Fazer a manutenção da relação com seus clientes é muito mais barato do que alcançar pessoas que nunca entraram em contato com a sua empresa. Sendo assim, fidelizar clientes pode ajudar a manter os custos de aquisição sob controle. 

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5 dicas de como fidelizar clientes de qualquer segmento

Nós falamos bastante sobre as vantagens de se investir na fidelização de pessoas que já compraram com a sua empresa, mas agora queremos explicar os detalhes de como fidelizar clientes. Veja as dicas que temos para dividir com você!

1. Conheça seu cliente ideal

Todo negócio bem sucedido tem como base o conhecimento profundo de seu cliente ideal, ou como algumas pessoas podem definir, o seu público-alvo. 

Pesquise bastante sobre o seu mercado e procure definir uma buyer persona, ou seja, um personagem ideal, que reflita um consumidor real que compraria em seu negócio. 

A ideia desse exercício é ajudar a melhorar a comunicação da sua empresa, tornando-a mais assertiva. 

2. Construa uma marca forte e coerente

Sua empresa precisa contar com uma sólida estratégia de branding por trás de qualquer comunicação. Isso ajudará seus clientes a identificar os diferenciais de sua companhia com mais facilidade – porque ela se destacará das concorrentes – e tornar-se mais propenso a efetuar uma compra. 

Mas lembre-se: a sua marca precisa ser coerente aos valores propagados. Do contrário, seu público não receberá bem suas comunicações e todos os seus esforços serão mal recebidos.

3. Construa um relacionamento sólido com seus clientes

Procure fazer com que o contato entre a sua empresa e seus clientes seja mais significativo do que a mera relação comercial. Você pode investir em estratégias de Inbound Marketing como as newsletters, a criação de conteúdo para as redes sociais e o uso de landing pages com ofertas de valor. 

Leia também: Publicidade, Facebook ou Google Ads. Qual usar?

4. Ofereça um atendimento personalizado e eficiente

Todo o seu trabalho de fidelização de clientes deve começar pelo atendimento. Afinal, como  fidelizar clientes se a primeira impressão que eles têm de sua empresa é uma interação desconfortável ou superficial? 

Treine sua equipe de atendimento para comunicar-se de maneira humanizada e próxima do interlocutor, focando na resolução de problemas. 

Mesmo que você use soluções de contato automatizado, você também pode fazer com que as frases sejam personalizadas e centradas em um diálogo. O importante é causar uma boa impressão! 

Também é importante que este atendimento seja rápido, afinal, o tempo do seu consumidor é valioso e a sua paciência é curta. 

5. Atualize a sua base de dados com regularidade

Nós falamos sobre conhecer os seus clientes, mas como fazer isso? Ter uma base de dados atualizada é um bom começo. Dados como datas de aniversário, ou informações demográficas, por exemplo, podem ser usados em estratégias de contato que aproximam os seus clientes. 

Ter essa base atualizada também ajudará a automatizar soluções, como o e-mail marketing, fazendo com que a sua empresa tenha resultados melhores na fidelização de clientes sem ter que aumentar os seus esforços.

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Conclusão

Atualmente, saber como fidelizar clientes é tão importante quanto preocupar-se com a logística da entrega de produtos, ou com os veículos de publicidade usados na divulgação de sua empresa.

Essa fidelização pode ajudar a sua companhia a ser mais lucrativa ao longo do tempo, diminuindo os custos de aquisição de novos clientes e aumentando o volume de vendas. 

Neste artigo, explicamos algumas das principais estratégias envolvidas na fidelização de clientes. Esperamos que as informações contidas aqui possam te ajudar a traçar estratégias mais eficazes para fazer com que seus clientes se tornem verdadeiros embaixadores da sua marca. 

Para ler mais conteúdos sobre lojas virtuais e gestão de empresas visite o blog da RP Commerce

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