Monte sua loja virtual de maquiagem no Instagram: passo a passo

Tempo de leitura: 6 minutos

Temos certeza de que, se você trabalha com beleza e maquiagem, já conhece bem o potencial que uma rede como o Instagram pode ter para os negócios, não é mesmo? Com mais de 1 bilhão de contas ativas, essa é uma plataforma gigantesca para empresas que buscam alcançar novos clientes e mercados. 

Você já se perguntou como montar uma loja virtual de maquiagem no Instagram? 

Neste artigo, explicaremos o passo a passo para criar uma loja virtual na plataforma e ainda daremos dicas mais gerais de como gerenciar o seu negócio dentro do mundo digital. Quer conhecer mais sobre o assunto  e tirar as suas dúvidas? 

Os próximos tópicos têm toda a informação que você precisa. Boa leitura! 

Saiba como montar uma loja virtual de maquiagem no Instagram: passo a passo

Saber como montar uma loja virtual de maquiagem no Instagram é um passo importante para sua empresa, principalmente se você sente que é a hora de expandir os seus negócios e alcançar novos clientes. 

A sua loja virtual no Instagram pode ser um complemento a um empreendimento físico, ou funcionar por si só. Uma loja dentro do Instagram é uma opção barata e segura de vender mais, não importa o modelo do seu negócio, ou os seus anos de experiência. 

De qualquer maneira, os passos para iniciar a sua jornada de vendas nessa rede social são os mesmos. Elencamos cada um deles nos tópicos a seguir… 

1. Confira os requisitos do perfil comercial

O primeiro passo para ter uma loja no Instagram é transformar a conta da sua empresa em um perfil comercial. Mas, para isso, ela precisa atender a alguns requisitos. São eles: 

Estar utilizando a versão mais recente do aplicativo: você pode atualizar o seu aplicativo no mesmo lugar em que realizou o download. A AppStore é para dispositivos iOS, enquanto a PlayStore é para dispositivos Android. 

Ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook: o Instagram é uma empresa que pertence ao grupo do Facebook. Por isso, muito do gerenciamento da sua loja acontece no seu  Gerenciador de Negócios. Ali, você poderá acompanhar vendas, gerenciar catálogos e até mesmo fazer anúncios. 

Demonstração de confiabilidade: o Instagram toma algumas medidas para determinar se uma página é segura para seus usuários. Isso quer dizer que a sua presença on-line deve ser legítima – sem a compra de seguidores, por exemplo – e contínua. 

Cumprir as políticas e melhores práticas: quebrar as regras do comércio – fornecendo informações enganosas, por exemplo –no Instagram pode gerar penalidades que vão desde a retirada de produtos até a suspensão da conta. 

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2. Vincule sua página do Facebook

Se a sua página ainda não é vinculada ao Facebook, é importante que você faça isso logo! Para realizar essa ação, basta ir até o seu perfil, clicar em “Editar perfil” e selecionar a página do Facebook correspondente à sua loja para conexão. 

3. Conecte o Instagram a um catálogo do Facebook

Basicamente, existem três opções pelas quais você pode criar um catálogo de produtos para usar no Instagram. São elas: 

  • Criar catálogo pela fanpage;
  • Criar catálogo pelo Gerenciador de Negócios do Facebook;
  • Criar catálogo por meio de parceiros externos.

Todas essas são formas efetivas e fazem você ganhar muito mais tempo em automação, além de proporcionar uma melhor experiência de compra para seus clientes. Para saber como criar esses catálogos, visite a página de recursos do Facebook. 

Leia também: Publicidade, Facebook ou Google Ads. Qual usar?

Saiba como montar uma loja on-line

Se você quer saber como montar uma loja virtual de maquiagem no Instagram, é preciso ter em mente alguns cuidados e preparativos. Vamos falar sobre alguns deles agora. Confira! 

Crie um bom modelo de negócios

Um modelo de negócios nada mais é do que um documento que contém todas as informações mais importantes sobre a sua empresa e sua área de atuação. Você pode inserir dados como metas, planejamentos e desafios para crescimento do seu empreendimento. 

Aqui, é importante discriminar, por exemplo, a quantidade de cada produto no estoque, nome dos principais fornecedores, parceiros logísticos, dentre outros. Esse documento ajuda você a prever riscos e evitar surpresas desagradáveis em sua caminhada. 

Defina o seu mix de produtos

Defina quais os produtos que você optará por vender em sua loja on-line, considerando o seu público-alvo, limitações geográficas, dentre outras variáveis. Você pode optar por vender, por exemplo, produtos que têm uma margem de lucro mais alta, ou os que têm preço mais competitivo.

Planeje as ações nas redes sociais

Dificilmente um negócio pode prosperar sem o planejamento adequado. Sendo assim, procure estudar o seu público e pensar em alternativas para se comunicar de maneira mais eficiente com eles. 

O planejamento engloba desde o layout de sua loja on-line, com a escolha de cores e artes, até as campanhas de marketing que serão performadas. Também é importante que você tenha um calendário de datas comemorativas para antecipar momentos de compra importantes para seus clientes.

Conclusão

Montar uma loja virtual no Instagram é um processo relativamente simples, mas que pode se traduzir em um excelente lucro para sua empresa. Como uma das redes sociais mais usadas do mundo, o Instagram tem um potencial enorme para fazer a sua empresa alcançar mais clientes e novos negócios, principalmente dentro do segmento de Beleza e Maquiagem. 

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Alguns dos passos mais importantes na abertura de uma loja virtual no Instagram são:

  • Ter um perfil comercial;
  • Vincular a sua página no Instagram à uma página no Facebook; 
  • Fazer catálogos de produtos. 

Além disso, também é essencial que você tenha um planejamento robusto de ações para movimentar a sua página, além de criar campanhas para elevar ainda mais o alcance de sua loja. 

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