Como vender pela internet? Veja dicas e comece agora mesmo!

Tempo de leitura: 6 minutos

A popularização da internet abriu um mar de oportunidades para aqueles que desejam ter o seu próprio negócio gastando pouco. 

Mas, apesar das enormes facilidades, muitos ainda se perguntam como vender pela internet de forma lucrativa.

Ainda que lojas on-line tenham se popularizado nos últimos anos, com treze milhões de brasileiros fazendo a sua primeira compra pela internet apenas em 2020 – de acordo com dados divulgados pela consultoria Ebit/Nielsen – vender on-line ainda tem a sua parcela de desafios. 

E é sobre eles que falaremos neste guia sobre como vender na internet para iniciantes. 

Se você quer saber quais as vantagens desse modelo de venda, como maximizar conversões e ainda fidelizar clientes, não deixe de acompanhar os tópicos até o final. 

Quais são as vantagens de vender pela internet?

como vender pela internet vantagens

Uma pesquisa da PayPal Brasil mostrou que a abertura de e-commerces cresceu 40% entre os meses de junho de 2018 e 2019. No total, foram 930 mil novas lojas virtuais abertas, sendo a maioria delas (88,8%) de pequeno porte. 

Como você pode imaginar, vender usando a internet é um modelo cheio de vantagens e, não à toa, tem conquistado cada vez mais empreendedores no Brasil e no mundo.

Falamos um pouco mais sobre as vantagens de se vender pela internet nos tópicos abaixo. Confira! 

1. Autonomia

Ao vender pela internet, você poderá aumentar a sua renda mensal sem depender de ninguém para isso. 

Ao abrir sua própria loja virtual, empreendedores também podem experimentar uma maior autonomia, escolhendo quais produtos vender e como comunicar-se com seus clientes de forma mais efetiva. 

2. Horários flexíveis ao fazer vendas on-line

Ao contrário de lojas físicas, que precisam ter um horário de funcionamento determinado e não podem funcionar fora dessa janela, as lojas on-line ficam no ar 24h horas por dia, sete dias por semana. 

Isso dá mais liberdade para que o seu cliente compre o que procura sempre que precisar, de forma autônoma e completamente virtual. 

3. Projetos pessoais

Ao vender pela internet, você terá mais flexibilidade de horários, o que te permite ter mais tempo para investir em seus projetos pessoais, sejam eles estudar, descansar, ou até mesmo conciliar uma outra profissão. 

4. Benefícios do MEI ao vender pela internet

Se você se preocupa com os benefícios trabalhistas de ter uma loja on-line, saiba que existe como vender pela internet e ainda ter acesso a essas vantagens, por meio do MEI.

Ao abrir um MEI, você paga uma guia de impostos única, chamada DAS, que te garante direitos como a previdência social, auxílio doença, licença maternidade e aposentadoria.

Quais são as fases de uma venda pela internet?

A pesquisa Reimagining Commerce mostra que 92% dos visitantes de um site não estão prontos para comprar na sua primeira visita. Isso quer dizer que, se você quer ter boas taxas de conversão, precisa nutrir seus potenciais clientes, – ou leads, como são chamados no Marketing Digital – ao longo de um funil de vendas. Entenda as principais fases desse funil agora.

Atrair visitantes

Se você quer saber como vender pela internet de forma realmente lucrativa, precisa saber que todo o processo começa com a atração de potenciais clientes. 

Se em lojas físicas a vitrine é o elemento responsável por chamar a atenção de pedestres e fazê-los entrar nas lojas, em e-commerces, a realidade não é tão diferente. 

Para atrair visitantes, você precisará de estratégias que usam anúncios, otimização para mecanismos de busca e criação de conteúdo rico para transformar meros visitantes de seu site em potenciais clientes. 

Converter visitas em vendas

Uma vez que esses visitantes estão em seu site, é hora de mostrar os motivos pelos quais ele deve efetuar uma compra. Nessa fase, é importante notar, por exemplo, se o seu site é rápido, fácil de usar e oferece segurança para os usuários. 

Além disso, também é importante saber se você oferece formas de pagamento vantajosas, se os preços de seus produtos são competitivos e se as taxas de frete cobradas estão dentro do esperado pelos seus clientes. 

Fidelizar clientes

Quando falamos de e-commerces, a venda não é o fim da sua relação com o cliente. É importante manter o contato com esse comprador e fazer dele mais do que um cliente recorrente, mas um verdadeiro embaixador de sua marca.

Para isso, você pode usar estratégias de conteúdo nas redes sociais, comunicação por meio de fluxo de e-mails, ou outras formas de contato mais eficientes para sua persona. 

Como vender on-line com uma loja virtual?

como vender pela internet loja virtual

Existem, hoje, uma grande variedade de canais que você pode usar se procura como vender produtos pela internet e ganhar comissão, ou lucrar diretamente. Vamos falar sobre as principais delas nestes tópicos abaixo. Continue acompanhando! 

Redes Sociais

As redes sociais são excelentes ferramentas para todos aqueles que desejam vender on-line. Alguns dos recursos mais populares são o Instagram Shopping, a loja do Facebook, e o WhatsApp Pay. 

Nessas plataformas, você pode publicar fotos, gerenciar seus catálogos de produtos e ainda receber pagamentos diretos. 

Site próprio

Ter um site próprio é uma outra opção muito lucrativa. Nele, você é capaz de criar uma imagem sólida para sua marca, alcançar mais clientes em todo o Brasil e ainda oferecer mais segurança para todos os seus visitantes. 

Marketplaces

Os marketplaces são sites que reúnem diversas lojas virtuais em um só lugar. Essas plataformas aumentam a sua visibilidade e tornam a compra mais fácil para o cliente. 

Como fidelizar clientes no pós-vendas?

Nós falamos sobre a importância de continuar o relacionamento com seu cliente mesmo após a efetuação de uma venda.  

Agora queremos explicar como, em passos simples, você e a sua marca podem tirar esse projeto do papel. Aqui vão algumas ideias: 

  • Promova pesquisas de satisfação, que podem ser enviadas por e-mail; 
  • Ofereça descontos para a próxima compra; 
  • Trabalhe o upsell dos seus produtos;
  • Dedique-se a comunicar promoções para datas comemorativas. 

Conclusão

Comprar pela internet tem se tornado parte integral da rotina de muitos brasileiros. Apenas em 2020, treze milhões de pessoas fizeram uma compra on-line pela primeira vez. 

Mas, ter uma loja virtual lucrativa é um projeto que requer uma boa dose de planejamento, preparação e paciência, afinal, apenas uma pequena parcela de seus clientes em potencial estão dispostos a comprar na primeira vez que visitam seu site.  

Sendo assim, se você busca maneiras de como vender pela internet, saiba que precisa investir na atração desses visitantes, na usabilidade de seu site e, por fim, no relacionamento com seus clientes. 

Publicidade: Facebook ou Google Ads. Qual usar?

Anúncios on-line são elementos importantes em qualquer estratégia de marketing atual. Em meio à competição acirrada, sua empresa precisa se destacar, ou corre o risco de gerar prejuízo. 

Mas, qual a melhor plataforma para se investir em anúncios atualmente: o Facebook ou o Google Ads? A resposta é simples, e está neste artigo que preparamos em nosso blog. Leia agora! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *