Controle de estoque: dicas para aplicar no seu e-commerce

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma das mais importantes funções na gestão de uma empresa é, sem dúvidas, o controle de estoque. 

É ele que possibilita a movimentação de matérias-primas e mercadorias e assegura ao gestor a continuidade e o balanço econômico do seu negócio. 

Ao pensar em montar um e-commerce, ou seja, uma loja virtual, é necessário considerar que ela atua como um comércio físico quando o assunto é controle de estoque. 

É de essencial importância manter um estoque bem abastecido, variado e que possa render bons lucros.

Para entender mais sobre sua importância e conferir dicas de ouro para prosperar seu e-commerce, siga a leitura!

Leia também: Como fidelizar clientes e vender o ano todo? Confira 5 dicas!

O que é controle de estoque?

Chamamos de controle de estoque o fluxo de entrada e saída de materiais em um comércio ou indústria, tanto de produtos a serem comercializados quanto daqueles que servirão de matéria-prima na produção. 

A gestão dessas mercadorias fica a cargo de um responsável, que fiscaliza, registra e gerencia todas as mercadorias que entram e saem do estoque, possibilitando um relatório de todas as especificidades, quantidades e valor de estoque em caixa.

Além do objetivo organizacional é de extrema importância também para o setor financeiro manter o estoque bem abastecido e gerenciado de forma eficiente, possibilitando giro do capital investido e produção eficiente.

Dicas de controle de estoque para e-commerce

A modalidade e-commerce, em termos de controle, pouco difere do comércio físico de produtos. 

É através dele que o lojista traça uma previsão da demanda das suas mercadorias e pode repôr após vendas e fazer um levantamento de padrões de compra, evitando fazer um estoque que “encalha”.

Para evitar esse e outros erros na hora do controle de estoque do seu comércio virtual, selecionamos algumas dicas que podem ajudar e muito a gerir com qualidade e eficiência o depósito de mercadorias ou matérias-primas. 

Boa organização

A dica de ouro número um para manter um bom controle do seu estoque é manter uma boa organização. 

Depósitos bagunçados podem acabar gerando prejuízo, porque gestores não têm certeza de quais produtos estão disponíveis e isso pode afetar diretamente o capital.

Sem a certeza de quais itens estão disponíveis e onde eles se encontram, a experiência com o cliente pode ser afetada em questão de prazo e existe a chance do material não ser encontrado, gerando transtornos para ambas as partes.

Mantendo um depósito organizado e um controle claro de entradas e saídas, a experiência tanto do vendedor quanto do cliente é mais rápida e eficiente.

Dicas de controle de estoque para e-commerce

Controle dos fornecedores

Manter uma boa relação com os fornecedores é uma excelente forma de facilitar o controle de estoque também.

Isso significa estabelecer uma relação de parceria com quem viabiliza os produtos e garantir uma experiência positiva sobre valores e prazos de entrega.

Avalie sempre o histórico do fornecedor, faça pesquisas de preços no mercado para negociar vantagens, tenha um controle efetivo de contas a pagar (e realize pagamentos em dia) e monitore de perto o estoque, estando ciente de atrasos, avarias ou possíveis erros.

Ao manter o controle de fornecedores, a regularidade de entregas se mantém em ritmo condizente ao ritmo de vendas e as duas partes atuam em harmonia.

Inventários

Nenhuma mercadoria entra e sai de estoque sem o conhecimento do gestor. Essa é a prática mais saudável para o controle do seu estoque quando se trata de inventários.

É essencial saber exatamente a quantidade e especificidade de todos os produtos estocados.

Dessa forma há um controle não só organizacional mas também financeiro, impedindo novas remessas de produtos que não tem tanta saída e evitando comprometimento com produtos fora de validade, por exemplo.

Com um inventário claro e conciso, fica viável a reposição daqueles produtos com maior saída e avaliação da nova remessa para o fornecedor, otimizando o uso do investimento designado para este fim.

Mapeamento de fluxo

O mapeamento de fluxo é ferramenta a ser usada periodicamente para determinar o espaço disponível em depósito e o armazenamento correto dos produtos, evitando danos à mercadoria.

Ao mapear o fluxo do estoque, é possível otimizar atividades de movimentação e transporte desde a chegada na empresa até a saída para entrega diretamente ao cliente. 

A partir dele é possível determinar se tudo está de acordo com as políticas da empresa, garantindo uma boa experiência para o cliente.

Controle de vendas

Fundamental manter um controle de vendas, pois é de lá que as informações pertinentes são colhidas. 

A partir desse relatório pode-se estabelecer quais produtos têm maior ou menor saída – e assim manter um estoque sempre em renovação de acordo com a demanda.

É também pelo controle de vendas que é possível:

  • prever o capital de investimento em estoque em uma próxima remessa;
  • garantir que produtos não fiquem muito tempo estocados;
  • criar estratégias como preços promocionais para renovação do estoque.

Tendo um controle de vendas efetivo, estabelece-se um melhor equilíbrio entre entrada e saída de mercadorias.

Planejamento de compra

Um controle de estoque equilibrado e organizado significa facilidade na hora de planejar reposição de produtos e negociar com fornecedores, prevendo uma média de demanda a ser solicitada.

É dessa maneira que uma gestão eficiente pode calcular seus lucros e prever o capital de investimento em renovação de estoque.

Tecnologia para controle de estoque

Utilize da tecnologia

Hoje são oferecidos diversos recursos para facilitar a vida na hora do controle de estoque. 

Planilhas e softwares que organizam o preenchimento de fluxo e disponibilizam uma visão em quadro geral das atividades de entrada e saída são ferramentas que podem auxiliar você na parte organizacional e financeira.

Se você já está preparado para criar o seu e-commerce, acesse o nosso site e conheça a nossa plataforma, que oferece funções prontas para uso na gestão e aumento das suas vendas!

Conclusão

Possuir um controle de estoque organizado, equilibrado e eficiente é a chave para prestar um bom serviço ao cliente, manter boas relações com os fornecedores e gerir de forma saudável e positiva seu e-commerce.

Comece hoje a organizar seu novo empreendimento e conte com a RP Commerce!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *