Gerenciamento de vendas: o que é e como implementar?

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O sonho de todo empreendedor, não importa a sua área de atuação, é ver o seu negócio crescer e ser mais lucrativo, correto? 

Bom, esse não é um objetivo simples, pois envolve diversas variáveis importantes. E uma delas é o gerenciamento de vendas. Você sabe do que se trata esse conceito? 

Um bom gerenciamento de vendas é capaz de te ajudar a medir o desempenho da sua empresa, encontrar gargalos na operação e entender como otimizar processos para levar o seu negócio para o próximo nível. 

Para ajudar você, empreendedor, a entender se o gerenciamento de vendas da sua empresa está em dia, nós produzimos este artigo. A seguir, falaremos sobre o que é o gerenciamento de vendas e como implementá-lo em suas operações. Vamos aprender mais sobre o assunto? 

O que é gerenciamento de vendas?

O gerenciamento de vendas pode ser conceituado como a coordenação de ações, recursos e pessoas, em prol da evolução comercial de uma empresa. O principal objetivo dessa estratégia é, na maioria das vezes, o aumento no volume de vendas e do lucro.

Apesar de parecer simples, investir em um gerenciamento de vendas é uma estratégia sofisticada. Sua organização, afinal, impacta muito mais do que apenas o time comercial, mas também setores como a logística, o marketing e o relacionamento com fornecedores. 

As tarefas importantes na gestão de vendas

Agora que você já sabe o que é o gerenciamento de vendas na teoria, é hora de conhecer um pouco mais sobre a aplicação prática dessa estratégia. 

Veja, agora, quais os passos mais importantes para aplicação da gestão de vendas em seu negócio: 

  • Estude seus produtos com atenção;
  • Treine a sua equipe de vendas;
  • Defina os indicadores de desempenho (KPIs);
  • Passe a acompanhar os relatórios de performance com regularidade;
  • Foque no gerenciamento do estoque;
  • Invista na comunicação da sua empresa; 
  • Não se esqueça dos aspectos logísticos de entrega e armazenamento.

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O que é um sistema de gerenciamento de vendas?

Também conhecido como CRM, um software de gerenciamento de vendas nada mais é do que uma plataforma que otimiza a gestão dos mais variados processos relacionados à venda. 

Dentro desse sistema, os vendedores podem ter acesso facilitado à informação, por exemplo. Ou, você, como gestor, pode ter contato com a operação mais de perto, entendendo quais produtos mais vendidos e quais aqueles que podem estar sendo esquecidos no estoque. 

O uso de um  sistema de gerenciamento de vendas pode tornar mais fácil o controle das variáveis envolvidas na venda, ajudando você a tomar decisões mais estratégicas, baseadas em dados. 

O que e um sistema de gerenciamento de vendas

Quais os benefícios de um sistema de gestão de vendas? 

Se você quer saber as vantagens de se utilizar um CRM, ou software para gerenciar vendas em sua empresa, não se preocupe; elencamos todas elas nos tópicos a seguir. Confira! 

1. Mais assertividade nas ações 

Se você usa um bom  sistema de gestão de vendas, é possível que tenha mais facilidade para priorizar determinadas ações, como por exemplo, promoções de produtos específicos, para clientes específicos. 

Também é possível fazer o controle de leads, ou seja, possíveis clientes, que ainda não compraram em sua loja, mas podem fazê-lo. 

Isso aumenta as chances de gerar receita e também ajuda a sua empresa a ser mais assertiva no relacionamento com os clientes. 

2. Uma visão geral detalhada do histórico do cliente

Uma das funções de um CRM é centralizar todas as informações sobre vendas. Isso quer dizer que esses dados serão de fácil acesso para profissionais da venda ou do marketing, facilitando o entendimento da jornada do cliente. 

Dessa maneira, é possível criar comunicações mais alinhadas ao perfil de cada cliente, maximizando as chances de conversão. 

3. Fluxo de trabalho automatizado e administração reduzida

Além disso, o uso de um sistema de gestão de vendas também pode ajudar seus representantes comerciais a focar no que realmente importa: os seus clientes. 

Isso acontece porque, com a automação, muitas atividades operacionais do dia a dia deixam de ser tão frequentes. Além disso, essas ferramentas podem ser verdadeiras aliadas no gerenciamento de contatos. 

4. Melhores previsões, análises e relatórios

Com bons CRM, você poderá avaliar a recompensa de cada esforço feito em sua empresa, contando, por exemplo, promoções de produtos, investimentos e campanhas de marketing e mais! 

Dessa maneira, você ganha previsibilidade em suas operações, além de ter uma fonte confiável de dados para entender melhor o posicionamento da sua empresa e o comportamento de seus clientes. 

Como criar um processo de vendas eficiente? Passo a passo

Quer saber como criar um processo de vendas que realmente torne a sua empresa mais lucrativa? Aqui vai um passo a passo para te ajudar nessa empreitada: 

  • Escolha um bom CRM para sua empresa;
  • Padronize os seus indicadores de vendas;
  • Invista no cuidado pós-venda; 
  • Crie um ambiente propício para a boa comunicação interna;
  • Esteja em constante atualização.

Quais ferramentas podem me ajudar no gerenciamento de vendas?

Boa parte do sucesso de uma estratégia de vendas depende intimamente dos recursos que a sua loja oferece. Isso é ainda mais importante quando a sua loja é virtual.

Nós, da RP Commerce, sabemos disso. Por isso, nossa solução de CRM para e-commerces conta com diversas integrações com as mais variadas ferramentas do mercado. Tudo para ajudar a sua empresa a vender mais! 

Com a RP Commerce você pode, por exemplo, contar com soluções de pagamento seguras e eficientes, como a Pagar.me ou a PagHiper, especialista em pagamentos por boleto ou PIX.

Além disso, você também conta com gateways de logística para tornar o seu trabalho mais fácil. Correios, Transportadoras, Motoboy e Regras Personalizadas, tudo isso está disponível para você com a plataforma RP Commerce! 

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Conclusão

Ter um negócio mais lucrativo é um dos principais objetivos de qualquer empresa. Na prática, no entanto, essa se prova uma tarefa complicada. 

Para ter um negócio mais lucrativo, é importante que uma empresa tenha um gerenciamento de vendas enxuto e eficiente, com todos os processos internos mapeados corretamente. 

Isso fará com que você possa controlar variáveis relacionadas à compra e ter um relacionamento melhor com o seu cliente. Neste artigo, explicamos o que é o gerenciamento de vendas e como aplicá-lo em suas operações.

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