Marketing digital para E-commerce: as melhores estratégias

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Você conhece o Marketing Digital para e-commerce? Veja tudo sobre essa estratégia para ganhar destaque e maior visibilidade na internet, aumentando assim o seu alcance e o seu retorno.

Com a Internet ganhando cada vez mais espaço em todo o mundo e a nova era digital se firmando globalmente, é natural que o mercado tenha se tornado ainda mais competitivo.

É fundamental para as empresas no geral se reinventarem e encontrarem formas para se tornarem competitivas, com um diferencial de destaque.

Se você tem um comércio digital, sem local físico – o chamado e-commerce -, isso pode ser um desafio, já que a Internet está repleta de opções e a competição é cada vez maior. Uma opção interessante para o seu e-commerce é investir em marketing digital.

O Marketing Digital engloba diversas estratégias para o seu e-commerce, que unidas alcançam resultados muito positivos para os seus negócios. 

Essas técnicas envolvem muito estudo, desde o perfil de consumidor dos clientes que são o seu público alvo, até o seu posicionamento no Google.

Saiba a importância em investir em marketing digital para e-commerce e obtenha resultados a curto e longo prazo!

Leia também: Marketplace: o que é, como funciona e como vender

A importância do marketing digital para e-commerce 

Em uma visão geral, o marketing digital é fundamental para que a divulgação geral aconteça. 

A função é atrair clientes por meio dessa divulgação online, através das redes sociais, links patrocinados, blogs e muito mais.

O marketing digital visa equiparar os produtos e valores do seu e-commerce à procura dos consumidores que fazem parte do seu público alvo, gerando vendas.

Cada empresa tem um segmento e apresenta diferentes objetivos e público-alvo. Portanto não existe uma fórmula de marketing digital que funcione para qualquer negócio. É preciso que esse trabalho seja desenvolvido com foco nas necessidades da sua empresa.

A variação de um serviço de marketing digital para e-commerce acontece de acordo com o seu público alvo, o tamanho da empresa e também o investimento que você está disposto a fazer.

Para definir qualquer uma dessas questões, é preciso um estudo profundo e detalhado do seu negócio, para que seja traçado um planejamento estratégico, com investimentos coerentes.

Confira quais são as vantagens de utilizar um serviço de marketing digital para e-commerce!

Custo baixo

Em comparação com os investimentos convencionais, como anúncio no rádio, propaganda na televisão ou anúncios em jornais e revistas, uma estratégia de marketing digital para e-commerce tem um custo muito atraente.

Além dos valores menores, você pode controlar o quanto investir em cada ação para o seu e-commerce, possibilitando assim um investimento que caiba no seu bolso.

Impulsionar vendas com marketing digital

Impulsionamento nas vendas

Quanto mais você aparecer e se destacar no mundo digital, maiores serão as suas vendas e consequentemente o seu faturamento.

Investir no serviço de marketing digital para o seu e-commerce traz esse destaque e aumento de vendas, já que é uma estratégia que possibilita uma segmentação detalhada do seu público, atraindo mais clientes.

Melhora na comunicação

A sua comunicação com o seu público alvo só tende a melhorar com o marketing digital, já que é esse serviço que traçará o perfil e as necessidades do seu consumidor.

A comunicação através do marketing digital apresenta também aspectos que não estão presentes em negócios físicos: a possibilidade do alcance online, o engajamento e a possibilidade de viralizar. 

Maior comunicação com o público

A comunicação pela internet acontece de forma fácil e o tempo todo. 

Essa troca possibilita que os conteúdos e divulgações referentes ao seu e-commerce sejam vistas por um alto número de pessoas. Isso aumenta o seu engajamento, as chances de interagir com clientes em potencial e a sua visibilidade.

Fortalecimento da sua marca 

Ao realizar campanhas de marketing digital no seu e-commerce, você fortalece a sua marca, a presença dela online, os seus serviços e produtos. 

O público se habitua com a imagem da sua empresa, e ela fica mais conhecida.

Além disso, utilizar as técnicas do marketing digital para escolher corretamente o caminho certo do seu alcance pode influenciar na decisão de compra dos seus consumidores.

Melhores estratégias de marketing digital para e-commerce 

Conheça as melhores estratégias de marketing digital para o seu e-commerce para saber quais as principais táticas a serem usadas na sua loja virtual.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia no marketing digital para e-commerce que atrai os clientes através da criação de conteúdos que sejam relevantes com a sua busca, como artigos, postagens nas redes sociais, vídeos, ebooks e mais. 

Esse tipo de marketing não faz uma promoção tão direta da marca, mas atrai o seu público alvo oferecendo soluções para os seus possíveis problemas.

E-mail Marketing 

E-mail marketing nada mais é do que a técnica de utilizar o e-mail para campanhas de marketing digital, visando estabelecer um contato com os clientes, impactando positivamente as vendas. 

Veja bem: e-mail marketing nada tem a ver com spam! A estratégia faz com que a informação chegue ao público interessado nela, criando assim uma seleção de vendas.

É interessante, para demonstrar respeito pelos consumidores, a sua empresa oferecer a opção de cancelamento de recebimento, junto de uma pesquisa de opinião.

SEO

SEO é um emaranhado de técnicas que possui um único objetivo: promover a melhora do seu posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google.

O SEO é uma estratégia de marketing e nada tem a ver com posicionamento através de anúncios pagos. 

Essa estratégia de médio a longo prazo precisa que o Google não apenas localize o seu site, como avalie que você é relevante dentro do seu segmento, te oferecendo assim uma posição de maior destaque.

Existe um tempo mínimo para essa estratégia surtir efeito, e geralmente gira em torno dos 90 dias. Por mais que pareça longo prazo, os resultados compensam.

Uma das melhores dicas sobre SEO é manter um blog para o seu e-commerce, podendo agregar com muito mais frequência informação e valor à sua marca.

Redes Sociais 

Uma das principais estratégias do marketing digital para e-commerce é usar as redes sociais ao seu favor. 

O primeiro passo é ter um perfil ativo em todas elas, com foco maior na rede social em que o seu público alvo se encontra mais facilmente.

Outro ponto positivo de manter as redes sociais sempre atualizadas é que, com o tempo, as pessoas começam a ver as suas postagens sem que você tenha que pagar por postagens patrocinadas, já que você ganhará mais seguidores.

Inclusive, usar as redes sociais para interagir com seu público também é um dos grandes segredos para a fidelização de clientes.

Google Ads

Utilizando o Google Ads, você poderá expandir a sua exposição nos resultados de pesquisa no Google através de anúncios pagos.

Essa é uma estratégia muito utilizada pela grande maioria das empresas, já que através dela o retorno é imediato, com um alcance grande e maior tráfego do seu e-commerce, gerando resultados em muito curto prazo. 

Remarketing 

O Remarketing é uma estratégia de alcance voltada para aquele consumidor que acessou o seu e-commerce, mas por algum motivo não finalizou a compra.

Você provavelmente já acessou algum site, em busca de um produto, e depois passou a ver em seguida esse mesmo produto sendo oferecido para você em anúncios. 

Esse é o remarketing, que ajuda o consumidor a se lembrar do que estava buscando, aumentando as chances de compra.

Estratégias de marketing digital para e-commerce 

E, o que eu preciso para colocar em prática? 

É importante que você tenha um plano de negócio antes de implementar marketing digital para e-commerce, já que a maioria das falhas são por falta de planejamento. 

Não importa qual seja o tamanho do seu comércio, é preciso ter um planejamento e um esclarecimento total dos seus objetivos.

É muito importante estabelecer quais são os objetivos almejados para o seu e-commerce, estabelecer o público alvo e também elaborar um calendário de divulgação de promoções. 

Também é primordial estabelecer investimentos que pode e planeja fazer, não apenas o investimento financeiro, mas também quanto tempo você terá para investir e executar as ações que serão planejadas com a estratégia do marketing digital.

Planeje sempre. Não há estratégia de marketing digital que tenha um bom resultado sem uma boa dose de planejamento. 

Estude possibilidades, dedique o seu tempo, solicite avaliação profissional, cuide da imagem da sua marca e gerencie as crises de forma imediata. 

Ao se atentar a todos esses passos, o marketing digital só irá impulsionar o seu e-commerce.

Hora de colocar as suas ideias em prática! Saiba como a RP Commerce pode te ajudar. 

Agora que você já tem uma ideia geral de como funciona o marketing digital para e-commerce e qual é a sua importância, é hora de colocar as suas ideias em prática!

Saiba como a RP Commerce pode te ajudar a vender mais no seu e-commerce com as melhores estratégias de vendas online. 

Conclusão

O marketing digital para o seu e-commerce irá impulsionar as suas vendas, aumentar o seu alcance e estabelecer um contato mais próximo com os seus clientes. 

Tudo isso é feito através de planejamento e estudo profissionalizado da identidade da sua empresa, visando o seu progresso.

Invista na estratégia correta e você verá o seu negócio progredir em curto, médio e longo prazo.

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