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Se você já comprou ou vendeu na internet, é possível que já tenha ouvido falar – ou até mesmo utilizado – um marketplace.
Mas, mesmo entre os usuários mais assíduos deste recurso, a dúvida pode surgir: “afinal, marketplace o que é?”
Atualmente, algumas das maiores marcas do mercado participam do segmento de marketplace e, por isso, saber do que se trata o fenômeno e poder usá-lo ao favor da sua empresa é essencial.
Os marketplaces foram responsáveis por 78% do faturamento de todas as vendas on-line em 2020, de acordo com o levantamento Webshoppers, da Ebit.
Está mais do que na hora da sua empresa começar a colher também os frutos deste lucrativo mercado, não é mesmo?
Neste artigo, explicaremos tudo sobre marketplace: o que é, como surgiu e, mais importante, como funciona. Vamos aprender mais sobre o assunto agora!
Marketplace: o que é?
O marketplace é caracterizado por um espaço de vendas on-line onde mais de uma loja oferece seus produtos ao mesmo tempo.
Usualmente, este espaço é promovido por grandes varejistas digitais, que já contam com a estrutura pronta e a disponibilizam para parceiros menores, em troca de uma porcentagem das vendas.
Na prática, este é um modelo que beneficia os vendedores grandes e pequenos, mas a maior vantagem quem ganha são os consumidores, que têm acesso ao mesmo produto por uma maior variedade de preços e em uma plataforma confiável.
Este modelo de negócios surgiu em 2012 no Brasil e, desde então, se estabeleceu como um dos métodos preferidos entre os consumidores para compras on-line.
Leia também: Como abrir uma loja on-line: guia completo com 11 dicas.
Marketplace é o mesmo que e-commerce?
Não, existem importantes diferenças entre o marketplace e o e-commerce.
Para começar, o e-commerce é uma plataforma exclusiva para sua marca, onde os visitantes têm acesso apenas aos produtos vendidos pela sua empresa. Enquanto isso, no marketplace, a sua empresa divide o espaço com outros negócios, competindo pela atenção dos clientes.
De certa maneira, o marketplace pode ser comparado com uma vitrine de um shopping center, onde diversas lojas mostram o que têm a oferecer, usufruindo de uma estrutura maior, que atrai mais visitantes e clientes.
Entenda como funciona um marketplace
O marketplace nada mais é do que um espaço para que empresas menores possam comercializar os seus produtos em sites de grandes varejistas.
Este é um mercado muito vantajoso e, apenas em 2020, cresceu 47%, mesmo com a baixa histórica em todos os outros setores. Estes números são do relatório Webshoppers.
De muitas maneiras, um marketplace pode ser comparado com uma vitrine on-line, onde empresas podem usufruir de um espaço para divulgar e vender pela internet sem ter que investir na estrutura de uma loja física.
Usualmente, detalhes logísticos, como a entrega e o cadastro de clientes é gerenciada pela varejista que está oferecendo o espaço. Algumas das empresas mais bem-sucedidas no ramo dos Marketplaces são o Mercado Livre, a Amazon, a Americanas, dentre outras.
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Como vender em um marketplace?
Para vender em marketplaces basta escolher a plataforma de sua preferência, ou quantas plataformas desejar.
Então, você precisa fazer a integração com as empresas escolhidas e, claro, pagar as taxas devidas pelo uso do espaço.
Após este passo, é importante que você comunique aos seus clientes que a sua loja também está presente nestes espaços.
Pronto! Você estará pronto para fazer as suas primeiras vendas no marketplace. Este é um modelo rápido e descomplicado para se vender on-line.
Quais são as vantagens de vender em um marketplace?
Agora que você já conhece o marketplace, o que é e como funciona, que tal entender também algumas das vantagens deste modelo?
Os marketplaces são bons modelos de negócio para empresas que já vendem, seja no on-line ou no físico, e querem expandir os seus negócios e alcançar uma nova leva de clientes.
Este espaço aumenta a visibilidade da loja e, claro, isso também se traduz em mais vendas. O marketplace também é um modelo bastante escalável, já que não demanda um valor maior de investimento, mesmo quando as vendas aumentam.
Em resumo, algumas das vantagens de se vender em um marketplace são:
- Mais visibilidade para o seu negócio;
- Baixo valor de investimento inicial;
- Crescimento das vendas;
- Alcance de novos clientes;
- Bom posicionamento de marca, uma vez que os sites de marketplace contam com muita credibilidade.
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Mas, será que existem desvantagens?
Como todo modelo de negócio, o marketplace também conta com algumas desvantagens. A maior delas é a dependência.
Digamos, por exemplo, que a varejista que oferece o espaço de vendas venha a encerrar as suas atividades. Isso quer dizer que a sua empresa acaba de perder um canal de vendas muito lucrativo.
Além disso, o canal de vendas pelo marketplace não é gratuito. Cada transação sofre com descontos de taxas, que são retidas pelas empresas que gerenciam a plataforma.
Por último, mas não menos importante, o marketplace também pode ser um fator preocupante para marcas que desejam trabalhar o seu reconhecimento entre o público.
Muitos consumidores que utilizam o marketplace podem concluir as suas compras e nem perceber que, na verdade, estão comprando em um marketplace. A compra na sua loja pode ser creditada, na mente dos clientes, à varejista que gerencia a plataforma!
Então, como saber se vale a pena investir em um marketplace?
Um marketplace pode ser uma ótima opção para empresas que precisam aumentar o seu volume de vendas, mas não têm o capital de investimento necessário para montar o seu próprio site.
Ou, ainda, este modelo pode ser usado por empresas que desejam uma maneira rápida e eficiente de conseguir novos clientes.
De qualquer forma, é importante analisar os objetivos do seu negócio em curto prazo para decidir se este é, ou não, o modelo ideal para seu empreendimento.
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Conclusão
Neste artigo falamos sobre marketplace, o que é este modelo de negócio, como ele ajuda empreendimentos e também como ele pode afetar a imagem da sua empresa no mercado.
Esperamos que as informações contidas aqui possam te ajudar a decidir se um marketplace é, ou não, um modelo de negócio estratégico para os objetivos do seu empreendimento.
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