O que é preciso para abrir uma loja on-line? Descubra 5 dicas

Tempo de leitura: 7 minutos

Se você já pensou em vender pela internet alguma vez, é possível que já tenha se perguntado: “O que é preciso para abrir uma loja on-line?”

As lojas virtuais têm ganhado o coração – e o bolso! – de consumidores no Brasil e no mundo, e essa é uma ótima oportunidade para você que deseja expandir os seus negócios e vender para mais gente. 

Afinal, abrir uma loja na internet é muito difícil? Quais os passos que você precisa seguir para começar a vender em uma loja on-line? É sobre isso que falaremos neste artigo. Confira! 

Por que abrir uma loja on-line?

O e-commerce está em franca expansão já há alguns anos. Mesmo assim, em 2020, os números superaram as mais otimistas previsões: no total, foram 301 milhões de compras realizadas no on-line, um aumento de 68,5% em relação ao ano anterior. 

Esses dados foram divulgados pela NeoTrust, que também compartilhou algumas informações interessantes sobre o comportamento do consumidor em lojas virtuais. 

De acordo com a empresa, o comércio eletrônico ganhou 20,2 milhões novos clientes em 2020. 

Sendo assim, é fácil entender que, se empreendedores tiverem o conhecimento sobre o que é preciso para montar uma loja on-line, podem experimentar todas as vantagens desse segmento tão lucrativo. 

A preparação para entrar no mercado

Uma vez que você tenha decidido investir nas lojas virtuais como uma forma de expandir as vendas de sua empresa, existem alguns cuidados que precisam ser tomados. 

O primeiro deles diz respeito ao estudo de concorrentes. Você precisa entender o que outras lojas virtuais – principalmente aquelas que têm o mesmo público-alvo que a sua – oferecem de diferencial. 

Então, estude maneiras de fazer com que a proposta de sua empresa diferencie-se, oferecendo alguma vantagem extra que fará o cliente optar por fazer negócio com você.

A escolha do nicho de mercado para montar uma loja virtual

Quando o assunto é vender pela internet, é seguro dizer que existem compradores para – quase – tudo. 

Mas, pelo menos no início, não busque atingir o máximo de pessoas possíveis, mas foque em um segmento específico de seu público: um nicho. 

Isso tornará a comunicação mais eficiente e menos custosa. Isso acontece porque, para atingir muitas pessoas, você precisaria investir quantias significativas em plataformas de anúncios. 

Enquanto isso, ao usar a segmentação dessas mesmas plataformas, você é capaz de entregar a sua mensagem para quem precisa ouvir e, ainda mais importante, para quem está disposto a comprar.  

Leia mais: Publicidade, Facebook ou Google Ads. Qual usar?

Custos para montar uma loja virtual: tenha tudo no papel

Quer saber o que é preciso para abrir uma loja on-line? Acima de tudo, planejamento. Sobretudo financeiro. 

Infelizmente, não existe uma maneira de abrir uma loja virtual com custo zero e, por isso, você precisa ter os seus gastos mapeados. Não planejar-se financeiramente é um dos erros mais comuns para donos de lojas virtuais sem experiência. 

Seus custos devem ser divididos em três principais pilares: 

Estrutura de T.I: O custo da plataforma que você vai usar, por exemplo, deve entrar nessa conta. Além disso, os custos com integrações também precisam estar em seu radar. 

Divulgação: Lembra que falamos sobre anúncios? Então, eles também são investimentos importantes, que devem ser mapeados como prioridade. 

Operação: Quais serão os seus custos com logística? Ou os custos com profissionais para gerenciar o seu e-commerce? Também é importante ter esses gastos mapeados para evitar surpresas no futuro. 

O que é preciso para montar uma loja on-line?

Existem muitas variáveis envolvidas em montar uma loja on-line eficiente e lucrativa. 

Os três principais pontos que precisam ser o foco da sua atenção se você deseja ter uma loja virtual de sucesso: o produto estrela, um cliente qualificado e uma plataforma de fácil usabilidade. 

Nós já falamos um pouco sobre encontrar o seu cliente ideal quando explicamos sobre o nicho de mercado. Agora, aprofundaremos um pouco mais o debate sobre o seu produto estrela. Veja só! 

Produto estrela

O produto estrela deve ser o carro-chefe da sua loja virtual, ou seja, o produto que mais tem o potencial para vender bem, independentemente de sazonalidade. Mas, como encontrar um produto estrela? 

A chave para isso é, primeiramente, entender as necessidades de seu público e as falhas de seus concorrentes em suprir essas demandas. 

Após determinar qual é esse produto, foque em melhorar a usabilidade da página em que ele se encontra, redigindo uma descrição melhor e mais explicativa, colocando boas fotos e explicitando seus benefícios. 

Como montar uma loja virtual do zero em 5 passos

Ter dúvidas sobre o que é preciso para montar uma loja on-line é natural. Por isso, explicamos todo o processo em 5 passos compreensíveis, para te ajudar nessa empreitada. Veja agora: 

1. Legislação para montar uma loja virtual

A operação de lojas virtuais é regulamentada pela nova lei do e-commerce. Então, antes de qualquer coisa, você precisa entender mais sobre o assunto lendo sobre regulamentação no site do Governo brasileiro

2. Definição de nome e registro de endereço

Uma vez que você tenha definido o nome de sua loja, é preciso registrar o domínio correspondente, para que a URL de seu e-commerce seja compatível com toda a sua identidade. 

3. Escolha da plataforma de loja virtual

A plataforma é o sistema responsável por expor os seus produtos e permitir a compra. Por isso, ela precisa ser estável, fácil de usar e, ainda mais importante, oferecer segurança para seus clientes. 

Nós por exemplo, oferecemos uma plataforma com um fluxo de compra simplificado e rápido, certificado SSL de segurança em todas as lojas e servidores de alta performance. Você pode conferir aqui, todos detalhes de nossa plataforma.

4. Configuração da aparência

Escolher o layout certo para sua loja virtual é tão importante quanto qualquer outro passo, afinal, a concorrência neste segmento é grande e a sua loja precisa se destacar. 

Escolha com cuidado o seu logotipo, os banners utilizados, a distribuição dos elementos na página e também as cores mais adequadas para sua loja. Tudo precisa estar harmônico. 

5. Cadastramento de produtos

Essa é uma fase crucial para o sucesso de sua loja on-line. Certifique-se de que seus produtos estão com as informações corretas, fotos atrativas e descrições detalhadas, que realmente tragam algum valor para o leitor. 

Lembre-se também de cadastrar corretamente as medidas e o peso do produto, a fim de que a estimativa de frete seja apurada. Seu cliente não pode ter surpresas desagradáveis e a sua loja deve evitar tomar prejuízos.

O que é preciso para abrir uma loja on-line cadastramento de produtos

Conclusão

Abrir uma loja virtual não é uma tarefa fácil, afinal, esse processo requer muito planejamento financeiro e criativo. 

Apesar disso, aqueles que ousam se aventurar por esse segmento podem experimentar uma operação muito produtiva, uma vez que esse é um dos mercados que mais cresce no Brasil atualmente, de acordo com consultorias especializadas. 

Neste artigo, compartilhamos algumas das mais importantes informações sobre o que é preciso para abrir uma loja on-line de sucesso. Esperamos que essas dicas possam ser úteis!

Se você quer saber mais sobre o mundo do e-commerce, continue acompanhando o nosso blog. Publicamos regularmente diversos artigos sobre o assunto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *