Taxa de conversão no e-commerce: como aumentar?

Tempo de leitura: 7 minutos

Você sabe o que é taxa de conversão no e-commerce e como ela impacta diretamente as suas vendas? 

Essa é uma das formas mais confiáveis de apontar o desempenho do seu e-commerce, definindo assim metas viáveis e mensurando o bom resultado de ações de marketing. Saiba mais!

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O que é a taxa de conversão no e-commerce? 

A taxa de conversão e-commerce é uma das principais métricas para avaliar os resultados das ações de marketing e das suas vendas. 

O termo “taxa de conversão” é usado para medir os resultados de um determinado período  ou do fechamento de metas.

Como a taxa de conversão é calculada no e-commerce? 

A taxa de conversão e-commerce pode ser calculada através do número de acessos dentro do site ou das vendas já finalizadas, dependendo da operação da empresa e do seu segmento.

Muitos dos investimentos realizados em ações de marketing tem o objetivo de aumentar o número de acessos ao site e, consequentemente, aumentar o número de vendas

Mas para saber se o retorno está adequado é preciso ficar atento à taxa de conversão e-commerce do site de forma periódica, para obter uma perspectiva de dados reais sobre os rendimentos do trabalho de uma forma geral.

Medir a taxa de conversão e-commerce é estimar o resultado que a empresa está gerando, e para isso é preciso medir o número de visitantes no site e o número de vendas dentro de um período. 

Esse cálculo pode ser semanal, mensal ou até mesmo anual, mas os dois cálculos (número de acessos e número de vendas) precisam estar atualizados dentro desse determinado período.

Para o e-commerce é sempre contabilizado o número de vendas concluídas, mas para o marketing um determinado número de cadastros realizados em uma base de contatos pode ser o bastante.

Essa é a comunicação entre os usuários e o site, e a quantidade de vezes que um usuário visita o site e realiza a ação que foi proposta, como por exemplo clicar em um anúncio ou responder um questionário.

A taxa de conversão no setor de comércio eletrônico corresponde a uma métrica que visa medir o retorno dos investimentos a partir do momento em que o cliente cumpriu todas as etapas propostas até chegar à venda, que é o objetivo principal da loja.

O público alvo é o principal para que haja o aumento da taxa de conversão e-commerce. 

Todas as etapas que são sugeridas fazem parte do mesmo processo que tem como objetivo levar a um só caminho: a finalização de uma venda. 

Essas etapas são demonstradas através de um final de vendas, que é controlado de forma simples pelo:

  • número total de sessões dentro da loja;
  • número de acessos na página do produto;
  • número de produtos que são acrescentados ao carrinho;
  • total de compras finalizadas.
Como a taxa de conversão é calculada no e-commerce

Como aumentar a conversão no meu e-commerce?

Aumentar a conversão e-commerce pode ser um grande desafio, mas os resultados fazem valer a pena a dedicação a esse objetivo. 

Entenda como aumentar a conversão do seu e-commerce através de alguns passos simples.

Crie um relacionamento com o seu público 

Criar um relacionamento com o seu público, após identificar exatamente com qual público alvo você está se comunicando, é o primeiro passo. 

O primeiro para isso é se tornar ativo e acessível. Manter um blog é um dos recursos mais poderosos no marketing digital para o aumento do poder e engajamento da marca, além de manter a empresa sempre em evidência e ter uma comunicação mais direta com o público.

Coloque o seu e-commerce também à disposição para sanar todas as dúvidas e reclamações dos clientes. 

Forneça canais de ajuda, e-mail de suporte com resposta rápida, opção de chat online, acesso via telefone e redes sociais para possibilitar ao seu público diversos caminhos de comunicação.

O bom atendimento e a facilidade de acesso faz toda a diferença quando se deseja criar um relacionamento com o seu público. 

Assim os clientes se sentirão mais seguros ao realizar uma compra.

Identifique pontos negativos no seu site

É necessário fazer um estudo dos pontos negativos do seu site e se abrir a um momento de autocrítica para que melhorias possam acontecer. 

Tomar as decisões dentro do seu e-commerce certamente não é uma tarefa fácil, mas abordar quais são os pontos positivos e negativos do seu site certamente influenciam nas ações e resultados do seu negócio.

As características que desfavorecem o seu negócio em relação aos concorrentes são uma prioridade no que você precisa corrigir para aumentar a sua taxa de conversão e-commerce.

Mantenha o site atualizado 

Manter o site sempre atualizado é imprescindível para manter a quantidade de acessos e se tornar relevante online, além de passar confiança para o público e transmitir a mensagem de que vale a pena fazer uma visita, já que certamente haverá conteúdo novo e atualizado.

Crie autoridade no mercado 

Criar autoridade no mercado digital é construir uma referência dentro do segmento em que você atua, se destacando de concorrentes e sendo automaticamente mais buscado por parceiros e consumidores. 

Ao se tornar uma autoridade no mercado, o seu público passa a confiar mais no que é dito por você e confiar no seu serviço.

Invista no seu site, na qualidade do seu serviço e na propaganda, além de produzir e compartilhar conteúdo autoral para se tornar uma referência e criar autoridade no mercado. 

Invista em promoções e cupons limitados 

Criar promoções e cupons de descontos para os seus clientes é uma ótima ideia para aumento da taxa de conversão e-commerce, porque isso certamente irá aumentar ambos os cálculos: aumento de acessos ao site e aumento de vendas. 

A sua loja poderá oferecer promoções ou cupons a clientes selecionados que tenham conquistado esse benefício através de determinada compra, ou ao valor da compra que estiver realizando no momento. 

É um incentivo ao consumidor para gastar mais e conquistar o benefício.

Como aumentar a conversão no meu e-commerce

Tenha um site seguro 

É importante que você proporcione um site seguro para o acesso dos seus clientes em potencial. 

Um site seguro é aquele onde todas as informações fornecidas são encriptadas, com cadeado e a presença do certificado SSL (HTTPS). 

Isso certifica que caso aconteça uma invasão ao seu e-commerce, as informações trocadas não serão acessadas. 

Manter um site onde o cliente se sinta seguro, com um bom servidor, é uma das peças chave para que você tenha um aumento no número de acessos.

Para ter ainda mais sucesso no seu e-commerce, conheça a plataforma da RP Commerce.

Conclusão

O aumento da conversão do seu e-commerce depende de você, e de ações simples e mais detalhadas que você pode começar a implementar na sua loja imediatamente.

Agora que você já sabe que a taxa de conversão e-commerce nada mais é do que uma métrica que avalia as ações e os resultados da sua loja com base nos cálculos de acesso e de vendas e como começar a aumentá-la, não perca tempo. 

Comece a deixar o seu negócio viável para esse impulsionamento a partir de agora.

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