Venda recorrente: o que é e como colocar em prática

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Um negócio continuamente lucrativo é o sonho de todo empreendedor, não é mesmo? A jornada até a estabilidade de um empreendimento pode ser difícil, mas alguns segmentos de produtos e serviços usam um recurso denominado venda recorrente para solidificar suas vendas. Você já ouviu falar?

Todas as informações que você precisa saber sobre essa modalidade estão reunidas em um só lugar. Continue com a gente!

Leia também: Como estipular metas de vendas de forma eficiente em 4 passos

O que é venda recorrente?

Chamamos de venda recorrente a estratégia que solidifica e fideliza clientes com vendas regulares e contínuas. O exemplo mais famoso de venda recorrente são serviços de streaming, por exemplo. 

O conceito de recorrência é oferecer um serviço que é pago de forma contínua, como uma assinatura. 

O pagamento de vendas recorrentes pode se dar de forma mensal, trimestral, semestral ou anual. 

Quem oferece esse tipo de serviço estabelece o recebimento em forma de débito no cartão de crédito do usuário ou emite boletos em formato de carnê. 

Vantagens da venda recorrente

A venda recorrente é uma modalidade muito vantajosa tanto para quem oferece o serviço como para quem o contrata. Listamos abaixo alguns dos benefícios que essa estratégia de vendas proporciona.

Planejamento financeiro preciso

Através da recorrência, a empresa tem uma previsibilidade de faturamento sólido, pois a assinatura da contratação, feita por tempo limitado ou indeterminado, permite à empresa saber o rendimento dos meses seguintes.

Dessa forma, o planejamento financeiro do empreendimento é conciso e preciso, possibilitando traçar estratégias e tomar decisões melhor embasadas.

Planejamento Financeiro Vendas

Fidelização do cliente

As vendas recorrentes aproximam a relação empresa-cliente, pois oferecem uma experiência contínua, com feedback e comunicação facilitada. 

É como se acontecesse uma parceria entre as duas partes, onde a partir de uma aliança o cliente oferece um voto de confiança naquilo que o serviço entrega.

Em contrapartida, o serviço ouve a demanda do cliente e pode melhorar aspectos da sua oferta e, dessa forma, o usuário é fidelizado.

Maior tempo de vida do cliente

É chamado de tempo de vida do cliente, o LTV (do inglês Life Time Value) o período em que uma pessoa permanece usuária de determinada marca e esse é um dos pontos mais fortes sobre a venda recorrente. 

Com a fidelização, estabelece-se uma relação mais duradoura, o que oportuniza à empresa oferecer promoções, novidades, surpresas e personalização do serviço, mantendo o cliente relacionado à marca por muitos anos.

Como colocar em prática?

Quem pensa em iniciar um negócio de vendas recorrentes precisa estar ciente de que por ser um negócio que mantém relacionamento com o cliente por mais tempo que vendas pontuais, carece de um estilo que se renove constantemente.

Tendo isso em mente, como se coloca em prática um negócio de recorrência no mercado online? 

Trazemos o passo a passo de como começar agora mesmo a desenvolver seu empreendimento de venda recorrente.

Escolha um modelo de negócio

Existe mais de um modelo de negócio de vendas recorrentes, como mensalidade de espaços fitness ou cursos oferecidos online, mas sem dúvida o modelo mais popular é o all you can consume (tudo que você puder consumir, em tradução livre).

Por um determinado preço, você tem acesso à diversidade de produtos de um catálogo. 

É assim os serviços de streaming de filmes e séries como a Netflix, de música como o Spotify e de livros como o Kindle Unlimited da Amazon.

Também há o sistema de assinaturas, que em determinado período de tempo, enviam para seus clientes caixas contendo produtos a partir de um perfil de preferências. 

Esses produtos podem ser de beleza, cuidados estéticos, novidades literárias e até vinhos!

As possibilidades são inúmeras para quem pensa em iniciar um empreendimento de venda recorrente.

Prepare a estrutura da sua empresa

É importante considerar que trabalhar com recorrência é diferente de trabalhar com vendas pontuais e, sendo assim, você precisa planejar a estrutura da sua empresa voltada para essa modalidade.

Se você optar por trabalhar com assinatura de produtos, precisa se certificar da área logística de entregas, tanto dos produtos pelos fornecedores quanto ao cliente final dentro do prazo estipulado.

Se você optar por trabalhar com serviços, é importante manter um bom atendimento e recursos e mão de obra qualificada para atender à demanda constante.

Defina seus preços

É importante se dedicar ao momento de definir preços e planos oferecidos pelo seu negócio. Na hora de colocar na ponta do lápis os preços a serem praticados, deve-se levar em consideração:

  • Custos fixos e variáveis do produto ou serviço oferecido;
  • Preços de produtos ou serviços semelhantes oferecidos no mercado;
  • Margem de lucro desejada e
  • Projeção de vendas.

O preço da assinatura deve poder cobrir em previsão de vendas os custos da empresa e gerar lucro dentro do prazo previsto. 

Você pode criar pacotes diferenciados, como membros VIP e assinaturas Premium, a fim de atingir públicos distintos, além de equilibrar custos.

Tenha um controle de cobranças

Um dos quesitos mais importantes para o sucesso de vendas recorrentes é possuir um controle de cobranças sólido e eficaz, que facilite o processo tanto para o gestor quanto para o cliente.

Contar com uma solução de pagamentos eficiente é fundamental quando os pagamentos são repetidos mensalmente, ainda mais se você possuir uma cartela de clientes extensa.

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Vantagens da venda recorrente

Conclusão

A venda recorrente é uma estratégia de fidelização que alavanca vendas e traz uma experiência diferenciada para marca e cliente, mas que precisa oferecer um serviço que valha a pena continuar mantendo.

Esteja sempre atento a feedbacks e ouça os clientes têm a dizer para sempre oferecer um serviço que seja vantajoso e interessante continuar assinando, ofereça pacotes diferentes e personalizados, se atente sempre sobre os prazos ofertados e garanta o sucesso da sua plataforma de vendas.

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