Como abrir uma loja de roupas e vender pela internet? Veja agora

Tempo de leitura: 7 minutos

Você já pensou em empreender no segmento da moda? Ou sobre como abrir uma loja de roupas? Esse é um dos setores comerciais que mais crescem no Brasil. 

De acordo com dados da consultoria Euromonitor, o faturamento do mercado de moda no Brasil quadruplicou nas últimas décadas, alcançando o marco de R$ 140 bilhões de reais em 2013. 

E, dentro desse contexto, o e-commerce se destaca. Uma pesquisa da E-bit, realizada em 2016, mostra que as lojas virtuais no Brasil movimentaram cerca de R$41,3 bilhões.

Por isso, muitas pessoas se perguntam: “afinal, como abrir uma loja de roupas de sucesso usando a internet?” 

Neste artigo, falaremos mais sobre os processos que envolvem a abertura de sua loja on-line e daremos dicas para conseguir um empreendimento lucrativo. Vamos começar?  

Como começar uma loja de roupas?

Todo grande projeto depende do primeiro passo. E, quando o assunto é abrir uma loja de roupas on-line, ou não, existem alguns cuidados que precisam ser tomados para garantir que seu investimento terá retorno. 


A seguir, elencamos alguns dos principais pontos de atenção se você planeja abrir uma loja de roupas. Leia com atenção: 

01- Foque no planejamento

Bons gestores não dão um passo sequer sem, antes, fazer um bom planejamento. Entender quais são os pontos fortes e fracos da sua proposta é essencial para prever problemas e encontrar soluções. 

Por isso, faça uma análise criteriosa de seu público-alvo e, claro, de seus concorrentes em potencial. 

02- Defina seu modelo de negócio

Atualmente, as formas de se comprar e vender roupas são diversas. Com tantas opções, você precisa optar por um modelo de negócio , baseando a sua decisão em dados de mercado. 

Loja física, virtual, ou um misto dos dois. Você pode escolher o modelo que mais se adequar às necessidades de seu público-alvo e às capacidades de investimento que você tem no momento. 

03- Conheça o seu público alvo

Nós falamos um pouco sobre este aspecto em outros tópicos, mas ele é tão importante que merece um destaque especial. Faça um estudo de seu público-alvo e entenda quais são as suas necessidades e dores. 

Você venderá, por exemplo, exclusivamente para o público masculino ou feminino? Qual a faixa etária de seu comprador ideal? Eles têm gosto por marcas mais populares, ou de luxo? Sua loja será focada em produtos novos, ou usados? 

Todos esses questionamentos – e muitos outros! – são importantes para que você aprofunde o conhecimento sobre seus clientes e potencial, otimizando a sua comunicação com eles. 

04- Escolha o local para abrir sua loja

Seja no virtual, ou no on-line, escolher uma boa localização para sua loja de roupas é essencial para a sobrevivência do negócio.

No ambiente físico, escolher a região certa precisa levar em consideração o fluxo de pessoas, o demográfico que frequenta a área e até mesmo a presença de concorrentes nas proximidades. 

Enquanto isso, no virtual, você precisa ter certeza de que a plataforma escolhida é segura e estável, a fim de proporcionar uma boa experiência de compra para seus clientes. 

O que precisa como abrir uma loja de roupas

O que precisa para montar uma loja de roupas?

Os insumos necessários para abrir uma loja de roupas vai depender muito do tipo de loja que você pretende gerenciar. Para lojas físicas, você provavelmente vai precisar de estruturas como cabides, araras, manequins, espelhos, iluminação de qualidade e objetos de decoração.

Enquanto isso, em uma loja virtual, você não precisará se preocupar com essas questões, mas precisa de um bom provedor de internet, um bom servidor para o seu site e uma plataforma de e-commerce confiável.

Como você pode imaginar, o investimento para abrir uma loja virtual de roupas é significativamente menor do que aquele necessário para inaugurar uma loja física.

Fornecedores: onde comprar boas roupas para revender?

Nenhuma loja de roupas, virtual ou física, pode ser lucrativa sem uma boa relação com seus fornecedores. O estoque é uma das principais preocupações de gerentes de lojas do tipo e, por isso, saber onde comprar boas roupas é importante.

Muitas cidades contam com polos de confecção especializados, onde você pode encontrar preços menores em compras de atacado. Você pode encontrar instalações assim em sua própria cidade, ou em cidades próximas. 

Às vezes, viajar para comprar roupas pode ser bastante vantajoso, mas você precisa colocar na ponta do lápis os gastos com combustível, passagem e alimentação durante a sua estadia. 

Como divulgar uma loja de roupas?

O ditado que diz que a propaganda é alma do negócio não é um clichê à toa. Você precisa investir na divulgação da sua loja de roupas se pretende alcançar possíveis compradores. 

Você pode, por exemplo, investir em vídeos de qualidade e fotos profissionais, distribuir panfletos (no caso de uma loja física) ou fazer anúncios. De qualquer maneira, seja a sua loja física ou virtual, você precisa ter uma presença nas redes sociais. 

Falando nisso, você sabe a diferença entre a publicidade no Facebook ou Google Ads? Te contamos como usar cada uma dessas ferramentas neste artigo. Clique agora para ler!

Como abrir uma loja de roupas on-line?

Entenda agora como abrir uma loja de roupas focada na venda virtual de peças: 

Pesquise bastante sobre a plataforma para seu e-commerce

Nem toda loja virtual precisa de uma plataforma de e-commerce, afinal, você pode vender usando as redes sociais, o WhatsApp e uma série de outras ferramentas gratuitas. 

Apesar disso, essas plataformas são o método mais indicado porque passam profissionalismo e segurança para seus clientes, além de oferecer uma solução escalável para vendas em massa. 

Para escolher a que mais supre suas necessidades, pesquise bastante sobre o assunto e ouça a opinião de outros lojistas. 

Crie uma identidade visual marcante

Não se engane, a sua loja on-line terá bastante competição pela atenção de clientes. Por isso, investir em uma identidade visual marcante e coesa é um dos cuidados principais para ganhar a confiança dos clientes e ser lembrado mais do que seus concorrentes. 

Tenha atenção ao cadastro dos produtos

Na hora de colocar o seu produto no ar, preencha todas as informações corretamente. Isso inclui dados como cor, peso da roupa, tamanho e outras características que possam facilitar a compra. 

Lembre-se que o frete é calculado com base nos dados de medida que você informa no momento do cadastro dos produtos, e informar os dados errados pode gerar grandes prejuízos para sua loja. 

Forneça boas opções de entrega

Falando em frete… é importante notarmos que as opções de entrega são importantíssimas para o sucesso das suas vendas. Foque em fazer boas parcerias logísticas, oferecendo envios variados. 

como abrir uma loja de roupas forneca boas opcoes de entrega

Conclusão

O mercado da moda é um dos que mais crescem no país, movimentando bilhões de reais e criando muitos empregos. Por isso, saber como abrir uma loja de roupas, física, ou virtual, pode ser uma ótima opção de empreendimento. 

Neste artigo, falamos sobre o passo a passo para montar um negócio voltado para venda de roupas, quais as vantagens desse modelo de loja e quais os cuidados que você deve tomar para fazer com que seu investimento tenha retorno. 

Para conferir mais conteúdos sobre gerenciamento de lojas on-line, visite o blog da RP Commerce. Somos uma plataforma de e-commerce que já ajudou centenas de lojistas a lucrar mais usando a internet. Acesse nosso site! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *